Última hora

Presidente Marcelo Rebelo de Sousa insiste para que portugueses façam férias em Portugal

7 Outubro 2020
Presidente Marcelo Rebelo de Sousa insiste para que portugueses façam férias em Portugal
País
0

O Presidente da República insistiu esta terça feira, em Vila Real, no apelo para que os portugueses façam turismo “cá dentro” no Natal, Páscoa ou próximo verão para ajudarem o turismo a “rearrancar”.
Marcelo Rebelo de Sousa jantou na passada terça feira em Vila Real, com cerca de 10 empresários ligados ao ramo da hotelaria e referiu que tem estado a percorrer o país “para perceber como é que o nosso turismo pode rearrancar” após a crise provocada pela pandemia de Covid-19.
“Houve um período de recuperação que foi ali o mês de agosto e um bocadinho do início de setembro, mas é evidente que as taxas voltaram a cair e apesar dos portugueses terem, com o turismo interno, dado tudo o que podiam dar, um contributo notável, o que é facto é que não chega”, afirmou o Presidente da República.
Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou para apelar outra vez aos portugueses para que “façam turismo cá dentro”.
“No Natal e no fim do ano, na Páscoa e na programação das férias, os que puderem tê-las no verão que vem, porque isto vai continuar até lá, não vai haver recuperação do turismo a nível internacional até lá”, salientou.
E continuou: “para além disso, temos que ver qual é a situação exata e como é que se pode apoiar, na base de medidas, algumas o Governo já anunciou, mas ainda não foram definitivamente aprovadas, como seja garantir o emprego, isto é um regime que substitua o ‘lay-off’ simplificado, onde o que o substitui não chegou”.
“Segundo, aguentar as empresas, porque é preciso aguentá-las e aguentar o emprego, senão quando for preciso rearrancar as empresas já não estão lá e os trabalhadores já não têm nada a ver com aquele tipo de atividade profissional”.
Cerca de 40% das empresas da restauração e bebidas e 25% das firmas do alojamento turístico já despediu desde o início da pandemia, segundo os resultados do inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), divulgados em comunicado na passada terça feira.