Última hora

Presidente da Câmara de Vila do Conde considera “desrespeitosas” declarações de deputados do PS

17 Outubro 2020
Presidente da Câmara de Vila do Conde considera “desrespeitosas” declarações de deputados do PS
Política
0

A Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde classificou esta sexta feira de “desrespeitosas” as declarações públicas de um grupo de deputados do PS, numa recente visita ao concelho para avaliarem o problema da erosão costeira.
Elisa Ferraz, que lidera o município eleita pelo movimento independente NAU, apontou que a presença dos parlamentares socialistas “não obedeceu a qualquer articulação com o Executivo Municipal em funções” e mostrou “enorme repúdio pelas posições públicas assumidas”.
“Lamentavelmente, não houve qualquer inibição em proferir declarações desrespeitadoras relativas ao trabalho que vem sendo executado por esta autarquia, visando diretamente a sua Presidente”, disse, numa nota enviada às redações.
Na passada segunda feira, Joana Lima, coordenadora dos deputados socialistas do distrito do Porto na Assembleia República, juntamente com outros parlamentares, a convite dos responsáveis do PS de Vila do Conde, referiram que a autarquia devia ter uma “intervenção mais ativa” no problema da erosão costeira.
“Achamos que a Câmara devia ter uma intervenção mais forte, mais ativa, porque, como podemos verificar, há um perigo iminente de acontecer um acidente. Vamos reportar às entidades competentes e tentar encontrar uma solução rápida”, disse, na altura, Joana Lima.
Elisa Ferraz questionou os motivos que levaram “um grupo de deputados a ajuizar o desempenho de uma Presidente de Câmara, eleita com maioria absoluta, como negligente e incapaz de pressionar?”, considerando que tal não aconteceria se o atual executivo municipal tivesse sido eleito pelo PS.
A autarca vilacondense lembrou que o problema da erosão costeira no concelho já foi reportado ao Ministro do Mar e à Secretária de Estado das Pescas, que ainda no mês passado estiveram em Vila do Conde e constaram, pessoalmente, a questão.
“Dos deputados que se deslocaram a Vila do Conde, esperava-se que exercessem as funções para as quais foram mandatados pelo povo que os elegeu, que soubessem respeitar o poder político local e que se dirigissem a quem de fato tem responsabilidades pela matéria em causa e apontassem uma solução, ou daqueles a exigissem”, acrescentou Elisa Ferraz.
A Presidente de Câmara Municipal disse “aguardar o retorno dos efeitos desta deslocação a Vila do Conde, expectante de que a reivindicação dos deputados do PS possa surtir um efeito diferente das infinitas reivindicações feitas pela Câmara ao longo dos últimos cinco anos”.