Última hora

Portugal entra novamente em estado de calamidade em todo o território nacional

14 Outubro 2020
Portugal entra novamente em estado de calamidade em todo o território nacional
País
0

Portugal vai elevar o nível de alerta face à pandemia de Covid-19, passando da situação de contingência para situação de calamidade em todo o território nacional, anunciou esta quarta feira o primeiro-ministro, António Costa.
No final da reunião do Conselho de Ministros, António Costa considerou que a evolução da epidemia em Portugal tem sido “grave”, razão pela qual o Governo decidiu avançar com “oito decisões fundamentais”.
“Em primeiro lugar, elevar o nível de alerta da situação de contingência para o estado de calamidade em todo o território nacional, habilitando assim como a tomar as medidas que se justifiquem sempre que necessário, desde as restrições de circulação a outras medidas que em concreto se venham localmente a considerar”, disse o primeiro-ministro.
António Costa adiantou que, “já ao abrigo da situação de calamidade, a partir das 24 horas de hoje deixará de poder haver ajuntamentos na via pública de mais de cinco pessoas”.
Portugal tem hoje 2.072 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia de Covid-19.
Os valores mais altos desde o início da pandemia tinham sido atingidos em 10 de abril, com a notificação de 1.516 novas infeções, número que foi superado em 10 de outubro, quando se atingiram 1.646 casos.
Hoje os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) dão conta da notificação de 2.072 novos casos nas últimas 24 horas, número recorde, e do registo de sete mortes, assim como de um contínuo aumento do número de internamentos, que passaram para 957 (mais 41) e 135 em cuidados intensivos (mais três).
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 2.117 mortes e 91.193 casos de infeção, estando ativos 34.583 casos, mais 1.619 do que na terça feira.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que das sete mortes registadas, quatro ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo e três na região Norte.
A Covid-19 já matou 1.087.513 pessoas em todo o mundo desde o registo dos primeiros casos na China, no final de dezembro de 2019. Mais de 38.221.850 casos de infeções foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, dos quais pelo menos 26.407.800 estão considerados curados.