Última hora

Piscinas Municipais de Vila do Conde e de Mindelo reabrem na próxima semana com novas regras

13 Outubro 2020
Piscinas Municipais de Vila do Conde e de Mindelo reabrem na próxima semana com novas regras
Desporto
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde vai retomar o funcionamento das Piscinas Municipais no próximo dia 19 de outubro. A autarquia vilacondense explica, em comunicado, que todas as orientações impostas pela Direcção-Geral de Saúde (DGS) vão ser cumpridas.
“Na sequência do processo de retoma da atividade desportiva e no cumprimento de todas orientações impostas pela Direcção Geral de Saúde, a Câmara Municipal de Vila do Conde irá retomar, para utentes que renovem a matrícula, o funcionamento dos complexos de Piscinas Municipais, no próximo dia o 19 de outubro.
Com a supervisão das entidades de saúde locais, foi desenhado um plano estratégico contendo um conjunto de normas e procedimentos para prevenção e controlo dos riscos de contágio da Covid-19, que nos permitem efetuar neste momento, a retoma das atividades aquáticas com maior conforto e segurança”, tornou público, em comunicado, a Câmara Municipal de Vila do Conde.
A partir do dia 19 de outubro, diz a autarquia vilacondense, “os limites máximos das pistas para o regime de horário livre, para a época de 2020/2021, encontram-se ajustados nos termos do plano de retoma da atividade desportiva e das recomendações da DGS”.
As principais alterações ao funcionamento da escola de natação e regime de horário livre são: “classes estão limitadas a 50% da anterior ocupação máxima; utentes que frequentem aulas 2x por semana: nesta fase só será permitida a frequência de 1x por semana. A turma será dividida em duas sub-classes; utentes que frequentem aulas 1x por semana: estas classes estão limitadas a um número máximo de utentes; todas as situações que impliquem a mudança de horário, nível de aprendizagem e escalão etário, só serão analisadas a partir do dia 2 de novembro; utentes devem assegurar um afastamento físico de pelo menos três metros durante as atividades físicas e de dois metros nas áreas de circulação e receção; será obrigatório o uso de máscara no acesso e nas áreas de circulação das instalações; será obrigatória a higienização das mãos na entrada do cais das piscinas e obrigatório a utilização de calçado nos balneários e áreas de circulação. É ainda recomendado a todos os utilizadores o uso de óculos de natação dentro da Piscina; não será possível a utilização dos duches, sendo os balneários utilizados apenas para troca de roupa; permanência nos balneários: entrada nos balneários 5 minutos antes do início da aula e saída nos 10 minutos após o término da aula; não será permitida a permanência na sala de espera; recomenda-se a não retoma de atividade desportiva a todos os grupos de risco (grávidas, idosos e pessoas com doenças crónicas) pelo risco acrescido que estas populações apresentam”, pode ler-se, ainda, no comunicado da Câmara Municipal de Vila do Conde.