Última hora

Paulo Praça apresenta vídeo À Beira-Mar do livro-disco Onde com José Cid e Fausto Bordalo Dias

20 Outubro 2020
Paulo Praça apresenta vídeo À Beira-Mar do livro-disco Onde com José Cid e Fausto Bordalo Dias
Cultura
0

“À Beira-Mar” é o mais recente single de Paulo Praça. A canção faz parte de “Onde”, livro-disco apresentado a 17 de setembro, em Vila do Conde, no aniversário do escritor José Régio. As letras das canções são de Valter Hugo Mãe, José Régio, Jorge Cruz, Ruy Belo e Paulo Praça – que fez parte dos Turbojunkie, Plaza e integrou o projeto Amália Hoje – e conta com a colaboração de José Cid e Fausto Bordalo Dias.
Neste álbum, Paulo Praça homenageia a cidade que o viu nascer, Vila do Conde, em 1971. “É definitivamente o meu trabalho mais ambicioso”, afirmou o músico vilacondense. “Começa num quarto de hotel, em Nova Iorque, onde componho o refrão do “Romance de Vila do Conde”, de José Régio. E aí nasce a ideia de cantar Vila do Conde. Felizmente a cidade inspirou vários poetas e, naturalmente, chego ao Ruy Belo, ao José Coutinhas, ao Renato Maia. Há também dois poemas encomendados, um ao meu irmão Simão e outro ao Jorge Cruz, e há ainda o meu parceiro de sempre, o enorme Valter Hugo Mãe, que para além de escrever “Vila do Conde, Vila do Conde” me presenteou com um prefácio maravilhoso”, explicou Paulo Praça.
“Convido o Cesário Alves, um amigo de longa data para fazer um ensaio fotográfico, e o Paulo Pinto, que originalmente ia documentar as nossas experiências e que acabou por fazer um vídeo-disco”. A presença de Fausto Bordalo Dias e José Cid é, afirmou Paulo Praça, “a concretização de um sonho antigo”.
Recordando a infância, que descreve como “quase perfeita”, Paulo Praça lembra as brincadeiras de rua, sendo que na canção “Amor Num Acordeão”, o relato de um dia da sua vida, estão “algumas imagens” que guarda.
“As tardes de sábado a ouvir música em família e as tardes de domingo no salão de chá “Ao Bom Doce” são memórias essenciais que guardo com afago”, acrescentou Paulo Praça.
“O livro-disco abre com o Fausto Bordalo Dias a cantar “abria de manhãzinha, as vidraças par em par, entrava o mar no meu quarto, só pelo cheiro do ar” e, de facto, o mar entra por nós adentro”, sublinhou o músico vilacondense.
“Adoro passear a pé ou de bicicleta entre o rio e o mar e sempre que posso banho-me nas águas geladas do Atlântico norte”, contou Paulo Praça, aproveitando para recomendar, em Vila do Conde, o Carioca, “um doce divinal” e vincar o seu amor ao Rio Ave.
A obra foi divulgada em Vila do Conde, na Casa Museu de José Régio, no dia em que se assinalaram os 120 anos do nascimento deste escritor natural da cidade nortenha, que tem os seus textos incluídos em cinco das 15 músicas do álbum.
Cheiro do Ar; Romance de Vila do Conde; À Beira-Mar; Amor num Acordeão; Vila do Conde; Jogo de Espelhos; A Minha Terra; Portugal Sacro-Profano, Vila do Conde; Vila do Conde Espraiada; Vila do Conde, Vila do Conde; Senhor Sebastião; Canção da Rendilheira; Saudades de Aqui; Cântico Negro; O Terço para Rezar são os temas que compõem o disco-livro de Paulo Praça “Onde”.