Última hora

Luso-americanos da Califórnia acreditam que Donald Trump vença as Eleições Presidenciais

29 Outubro 2020
Luso-americanos da Califórnia acreditam que Donald Trump vença as Eleições Presidenciais
Política
0

No condado de maioria conservadora de Tulare, vale central da Califórnia, a comunidade luso-americana está confiante que o Presidente Donald Trump vai bater Joe Biden nas próximas eleições presidenciais de 3 de novembro.
“Estou otimista que Trump vai ser reeleito”, disse Rosie Nunes, luso-americana, nascida nos Açores, que votou pela primeira vez em 2016, depois de obter a cidadania.
“Não penso que a América continuará a ser a América se não conseguirmos reeleger Trump”, afirmou. “Se ele não vencer, vamos ser um país socialista, porque é que isso que o outro lado defende. É a nossa única esperança, neste momento. É por isso que esta eleição é a mais importante da nossa história”, defendeu Rosie Nunes.
Só na cidade de Tulare, a comunidade de origem portuguesa representa mais de 8% da população. A maioria está ligada a atividades na indústria agrícola e laticínios, como é o caso de Rosie Nunes e Tom Barcellos.
“Trump vai vencer. Estou confiante. Temos todos estes clichés sobre a maioria silenciosa, mas acredito que é verdade”, disse à Lusa Tom Barcellos, lusodescendente de terceira geração que detém a empresa agrícola Barcellos Farms, em Porterville.
“Se houver uma mudança de administração, não vai ser bom”, afirmou, considerando que o atual Presidente teve várias conquistas importantes no seu mandato.
“Algumas das coisas que aconteceram durante esta administração reverteram as políticas de Obama. Esta administração conseguiu o USMC, o novo tratado comercial com o Canadá e o México, que foi muito importante e trouxe empregos de volta para os Estados Unidos e fez subir os salários no México”, exemplificou Tom Barcellos.
“As tarifas doeram durante um bocadinho, mas agora estamos melhor do que estávamos”, acrescentou o luso-americano.
O ambiente em Tulare e nas cidades vizinhas contribui para o sentimento positivo nesta comunidade conservadora, já que há cartazes e estandartes de apoio a Donald Trump e aos congressistas republicanos – incluindo os luso-americanos Devin Nunes e David Valadão – por todo o lado.
O vice-‘mayor’ da cidade, Dennis Mederos, explicou que as pessoas se sentem confortáveis em expressar o seu apoio porque o distrito é muito conservador.
“Os que apoiam Biden-Harris não são necessariamente tão vocais porque nesta área são uma minoria”, disse o lusodescendente, que se considera mais moderado que o resto do condado.
A luso-americana Margaret DoCanto não tem dúvidas sobre o que irá fazer. “Vou votar no Trump, sem dúvida, porque Biden é apenas um fantoche neste momento e Kamala Harris será a Presidente”, afirmou.
“Todos sabemos que ele não consegue dizer uma frase completa. É difícil acreditar que teria capacidade de nos liderar nos próximos quatro anos”, adiantou Margaret DoCanto.
Manuel Correia, filho do conhecido emigrante açoriano Manuel “da loca”, pensa que Trump vai ser reeleito e justifica a diferença nas sondagens com a crispação entre os dois lados.
“Muitos conservadores têm medo de falar, por isso é que olho para as sondagens e acho que há 5 ou 6 pontos a favor de Trump que não estão a ser contados”, explicou o luso-americano.
Tal como aconteceu em 2016, quando as sondagens favoreciam Hillary Clinton, também agora Manuel Correia acredita que a vantagem de Joe Biden será revertida nas urnas.
“Pelo meu lado, gosto de tudo o que Trump fez, com a economia e isso”, disse.
Mas o seu apoio ao Presidente nem sempre é pacífico. “Tenho um íman na minha carrinha que removo durante a noite porque não quero que andem a riscá-la”, contou, afirmando que já foi chamado de “racista” por envergar uma ‘t-shirt’ pró-Trump.
“Muitos liberais não gostam das opiniões do outro lado e tornam a nossa vida um inferno”, disse Manuel Correia.
Um pouco mais acima, entre Fresno e Visalia, o presidente da empresa de ‘software’ agrícola Agrian, Richard Machado, acredita igualmente na reeleição.
“Penso que Trump vai ganhar. Também fiz essa previsão há quatro anos, quando toda a gente falava do apocalipse porque puseram demasiada credibilidade nas sondagens”, disse.
“O que eu vi no último ciclo eleitoral é que as sondagens não estavam a falar com as pessoas no terreno”, disse Richard Machado. Agora, está a testemunhar o mesmo tipo de apoio ao Presidente a que assistiu em 2016.
“Vê-se um entusiasmo por Trump”, garantiu, contando que esbarrou recentemente com uma parada de carrinhas a apoiarem o Presidente em Fresno.
Mesmo quem não pretende votar em Trump acredita que ele será reeleito, como é o caso da assistente social Rosemary Serpa-Caso.
“Eu definitivamente quero que Biden e Harris vençam. Em termos do congresso penso que haverá lugares a passarem para os democratas”, afirmou.
“Mas acho que Trump irá provavelmente ganhar. Espero que não, mas ele já ganhou antes…”, concluiu a luso-americana Rosemary Serpa-Caso.