Última hora

Infeções por Covid-19 podem subir para 3.000 casos diários nos próximos dias em Portugal

15 Outubro 2020
Infeções por Covid-19 podem subir para 3.000 casos diários nos próximos dias em Portugal
País
0

Portugal poderá chegar, nos próximos dias, aos três mil novos casos diários de infeção por Covid-19, anunciou esta quarta feira a Ministra da Saúde, Marta Temido, baseando-se numa estimativa feita pelo Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge.
No dia em que Portugal registou o mais elevado número de novos casos de infeção (2.072), a ministra da Saúde, Marta Temido, alertou para “uma tendência crescente, que tenderá a agravar-se nos próximos dias”, caso não haja uma alteração de comportamentos da população.
A tendência de agravamento tem por base cálculos matemáticos feitos pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, que apontam para “perto de três mil casos dentro de alguns dias”, afirmou a Ministra durante a conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a evolução epidemiológica da pandemia em Portugal.
Marta Temido salientou que estes números não têm em conta as medidas decididas e anunciadas esta quarta feira em Conselho de Ministros, como o uso de máscara na via pública ou a redução para cinco pessoas do limite máximo de ajuntamentos.
Portugal registou esta quinta feira 2.101 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia de Covid-19, e onze mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 2.128 mortes e 93.294 casos de infeção, estando ativos 36.085 casos, mais 1.502 do que na quarta feira.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que das 11 mortes registadas, sete ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo, duas na região Norte e outras duas na região Centro.
Relativamente aos internamentos hospitalares, nas últimas 24 horas há mais 36 pessoas internadas, totalizando 993, das quais 139 em cuidados intensivos (mais quatro em relação a quarta feira).
Mais de 38.571.770 pessoas foram infetadas em todo o mundo com o novo coronavírus, desde que este foi descoberto em dezembro de 2019, em Wuhan, na China.