Última hora

Grupo INDAQUA faz-se à estrada e leva projeto ambiental a milhares de crianças do norte do país

1 Outubro 2020
Grupo INDAQUA faz-se à estrada e leva projeto ambiental a milhares de crianças do norte do país
Local
0

Para sensibilizar crianças e jovens para o consumo sustentável de água, a INDAQUA leva oficinas pedagógicas, em formato presencial e online, às escolas dos sete municípios onde opera. A primeira paragem do “Roadshow INDAQUA” acontece no Dia Nacional da Água (1 de outubro), em Santa Maria da Feira.
Este ano, o Dia Nacional da Água vai ser celebrado pela INDAQUA junto daqueles que podem ser verdadeiros agentes de mudança na forma como cuidamos deste recurso escasso: as crianças e jovens em idade escolar. O Roadshow INDAQUA está na estrada durante o mês de outubro e vai impactar milhares de crianças entre os 6 e os 12 anos. O arranque está marcado para esta quinta feira, na EB1 Dr. Sérgio Ribeiro, em Lourosa, Santa Maria da Feira, onde cerca de duas centenas de crianças vão participar num conjunto de experiências interativas e descobrir mais sobre o universo da água.
O “Roadshow INDAQUA” segue depois viagem para outras escolas dos sete concelhos em que a concessionária, líder na gestão de sistemas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais, opera. A Santa Maria da Feira vão juntar-se Fafe, Santo Tirso, Trofa, Matosinhos, Vila do Conde e Oliveira de Azeméis, onde as atividades vão estar disponíveis, de forma presencial ou online, para todos os estabelecimentos de ensino que abranjam os 1.º, 2.º e 3.º ciclos.
Em cada oficina, com dinâmicas orientadas por um monitor, os participantes vão perceber porque é a água o bem mais saudável para consumir e também um recurso escasso no nosso planeta, que exige uma gestão e consumo sustentáveis. Também a importância de reduzir o consumo de plástico fará parte desta oficina, em que não vai faltar uma experiência com gelo seco para divertir e ensinar os pequenos “cientistas”. A mensagem será reforçada com a oferta de 15 mil garrafas de água reutilizáveis, como forma de incentivar à mudança efetiva de comportamentos e à redução da pegada ambiental das escolas e das famílias.
“A área da Educação Ambiental é um dos principais pilares estratégicos da INDAQUA. As novas gerações assumem já um papel fulcral na forma como abordamos, enquanto sociedade, o ambiente e, em particular, a sustentabilidade dos recursos hídricos do planeta. Enquanto operadores no setor, é da nossa maior responsabilidade promover boas práticas comportamentais junto das comunidades e sensibilizar e consciencializar as nossas crianças e jovens para a importância de uma gestão eficiente da água como forma de garantir o seu próprio futuro”, afirma Luís Lourenço, responsável de comunicação do Grupo INDAQUA.