Última hora

Extremo Carlos Mané “oferece” primeira vitória na Liga ao Rio Ave na visita ao Farense no Algarve

27 Outubro 2020
Extremo Carlos Mané “oferece” primeira vitória na Liga ao Rio Ave na visita ao Farense no Algarve
Desporto
0

O Rio Ave somou este domingo a primeira vitória na I Liga de futebol, ao bater o último classificado Farense pela margem mínima (1-0) na visita ao Estádio Algarve, com golo decisivo de Carlos Mané.
Em jogo da quinta jornada da prova, o extremo assinou o único tento da partida, aos 20 minutos, e “ofereceu” os três pontos aos vilacondenses, que se mostraram mais fortes no primeiro tempo, defendendo depois a vantagem com segurança perante um Farense com muita bola, mas incapaz de criar perigo.
Com as duas equipas em busca do primeiro triunfo no campeonato, o treinador do Farense chamou Cláudio Falcão novamente ao “onze”, face ao empate com o Famalicão (3-3), enquanto Mário Silva trocou quatro elementos em relação à derrota caseira com o Benfica (0-3).
Destaque, nos vilacondenses, para o regresso do internacional português Fábio Coentrão, de 32 anos, que esteve sem clube na época passada e não jogava oficialmente desde maio de 2019, então também com a camisola do Rio Ave.
O jogo arrancou praticamente com um lance polémico: logo no primeiro minuto, Amine desmarcou Ryan Gauld, que se antecipou ao guardião do Rio Ave e tocou a bola antes do choque entre os dois jogadores, mas o árbitro marcou falta do médio escocês antes de a bola entrar na baliza, inviabilizando a análise do vídeo-árbitro, sob muitos protestos dos locais.
Lucas Piazon já tinha ameaçado com um remate ao lado, aos 18 minutos, e dois minutos depois surgiu mesmo o golo dos forasteiros: Carlos Mané foi servido por Pelé junto à linha lateral, puxou para dentro e, à entrada da grande área, com o pé direito, rematou em arco, com a bola a sair sem hipóteses de defesa para Rafael Defendi.
O Farense acusou, à semelhança do que aconteceu noutras partidas neste arranque de temporada, o tento dos vilacondenses e, principalmente a partir da meia hora, no pior período dos algarvios, começaram a suceder-se as oportunidades para o Rio Ave.
Ronan David atirou ao lado, de cabeça, aos 34 minutos, e no minuto seguinte voltou a desperdiçar nova ocasião – Eduardo Mancha cortou “na hora h” -, enquanto aos 41, após erro de Mancha, Diego Lopes não aproveitou um contra-ataque em superioridade numérica.
Com um arranque de segunda parte incaracterístico, Sérgio Vieira demorou pouco para “abrir” o ataque dos algarvios, com a aposta nos extremos Mansilla e Madi Queta, e a pressão do Farense intensificou-se, apesar de não resultar em oportunidades.
À exceção de alguns remates para fora, só aos 70 minutos o perigo chegou junto à baliza de Kieszek, mas, após combinação entre Gauld e Mansilla, o jogador escocês, em boa posição dentro da área, atirou por cima.
Perante um Rio Ave que, no segundo tempo, praticamente não ultrapassou o seu meio-campo e nos minutos finais já só se preocupava em defender a vantagem, o Farense continuou a ter um ascendente, que nunca se expressou em ocasiões de golo.