Última hora

Câmara de Paredes paga 22,5 ME para resgatar concessão de água a empresa chinesa BEWG

1 Outubro 2020
Câmara de Paredes paga 22,5 ME para resgatar concessão de água a empresa chinesa BEWG
País
0

A Câmara de Paredes vai resgatar o serviço de água e saneamento do concelho, que está concessionada à Be Water, uma empresa do grupo chinês Beijing Enterprises Water Group Limited (BEWG), propondo a autarquia pagar uma indemnização à concessionária no valor de 22,5 milhões de euros, com recurso a financiamento bancário, que deverão ser amortizados ao longo dos próximos vinte anos.
O anúncio da antecipação do fim do contrato de privatização da gestão de água e saneamento foi feito pelo presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida.
O município de Paredes quer terminar, assim, com a concessão de água a empresas privadas, que dura há 19 anos, acusando a Be Water de prestar um mau serviço e não fazer os investimentos necessários, nomeadamente no alargamento das redes de água e saneamento a algumas zonas do concelho.
A proposta financeira da autarquia à Be Water é composta por duas parcelas, a principal das quais, em sede de resgate, apresenta um valor de 21 milhões de euros, a que acresce 1,5 milhões a título de reequilíbrio económico e financeiro da concessão.
Como é que a Câmara de Paredes fez as contas? Relativamente aos 21 milhões de euros, inscreveu 15,9 milhões na rubrica “compensação por investimento não totalmente amortizados”, somou 4,6 milhões por lucros cessantes (5% da faturação anual até ao final da concessão, ou seja, 2036), a que acresceu meio milhão por “compensação por contadores e outros”.
Já relativamente aos remanescentes 1,5 milhões de euros a pagar, esta verba resulta do saldo entre os 32,5 milhões pelo “desvio no valor dos caudais de consumo previstos face aos efetivos”, a que somou a “compensação por não atualização do tarifário acordado em 2008”, aos 31 milhões de euros a seu favor por “compensação ao município por investimentos não realizados”.
A proposta da Câmara de Paredes vai seguir agora para a Be Water, com presidente da autarquia, Alexandre Almeida, a admitir a abertura de um processo de negociações com a ainda concessionária do serviço de abastecimento de água e saneamento no concelho.