Última hora

Rio Ave arranca quarta participação na Liga Europa com ambição de igualar feito de 2014/15

15 Setembro 2020
Rio Ave arranca quarta participação na Liga Europa com ambição de igualar feito de 2014/15
Desporto
0

Pela quarta vez no seu historial, o Rio Ave vai ser um dos representantes portugueses na Liga Europa de futebol, tendo como primeiro adversário, na quinta feira, os bósnios do FK Borac.
Os vilacondenses vão ser o primeiro conjunto luso a entrar em ação na edição deste ano da competição, uma vez que os outros dois representantes nacionais, Sporting e Sporting de Braga, estão apurados para fases mais adiantadas da prova.
A formação da foz do Ave entra na segunda pré-eliminatória da prova, tendo de disputar o jogo na Bósnia-Herzgovina, naquele que vai ser o primeiro de três desafios que os nortenhos têm de superar para conseguir chegar à fase de grupos e igualarem um feito que atingiram em 2014/15.
Nessa época, o Rio Ave conseguiu superar os suecos do Gotemburgo e do Elfsborg nas rondas a eliminar, e garantiu uma inédita vaga na fase de grupos, na qual defrontou Dínamo de Kiev (Ucrânia), Steaua Bucareste (Roménia) e Aalborg (Dinamarca), tendo terminado a “poule” no último lugar, com apenas uma vitória e um empate.
Ainda assim, essa prestação histórica do clube de Vila do Conde motivou a equipa a conseguir novos apuramentos para a competição, embora com desfechos mais modestos, após eliminações prematuras em 2016/17, frente aos checos do Slávia de Praga, e em 2019/20, ao ser afastado pelos polacos do Jagiellonia Bialystok.
Nesta quarta aventura europeia, o Rio Ave defronta o FK Borac, equipa da cidade de Banja Luka, a segunda maior da Bósnia-Herzegovina, que terminou o campeonato local, na época passada, no quarto lugar.
Este adversário dos vilacondenses, com plantel formado, essencialmente, por jogadores bósnios, embora com alguns sérvios, croatas e até um brasileiro (o defesa Douglas Costa) a completar o grupo, surge com uma ligeira vantagem em termos competitivos, uma vez que já soma sete jogos oficiais esta temporada.
As contingências da pandemia de Covid-19, impuseram que as pré-eliminatórias desta edição da Liga Europa sejam disputadas apenas a uma mão, tendo o sorteio ditado que Rio Ave tenha de viajar até à Bósnia-Herzegovina para arrancar com a sua participação na prova.
A equipa vencedora deste duelo, também já conhece o próximo adversário, na terceira eliminatória da competição, que será o Besiktas, da Turquia, tendo já sido definido que a partida se disputará em Istambul, em 24 de setembro.
Nessa data, e nessa mesma fase da competição, entra em ação o Sporting, que vai defrontar o vencedor do duelo entre o Viking (Noruega) e o Aberdeen (Escócia).
Se o Rio Ave e o Sporting superarem a terceira pré-eliminatória, terão ainda de disputar um “play-off”, também a uma só mão, em 1 de outubro, para terem acesso à fase de grupos, na qual o Sporting de Braga já tem vaga garantida.
A partida desta quinta feira entre o Rio Ave e FK Borac está agendada para as 20 horas locais (19 horas em Lisboa), no estádio Gradski, na cidade de Banja Luka, na Bósnia-Herzgovina, com arbitragem de Jonathan Lardot.