Última hora

Regresso da água à gestão municipal em Gondomar tem custo estimado de 150M de Euros

22 Setembro 2020
Regresso da água à gestão municipal em Gondomar tem custo estimado de 150M de Euros
País
0

O presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, disse que reverter a concessão da água no concelho teria um custo na ordem dos 150 milhões de euros, dinheiro que a autarquia não tem.
Alvo de críticas de um movimento cívico criado em maio e que exige a reversão do contrato de concessão da água acordado em 2001 pelo então presidente da autarquia Valentim Loureiro, Marco Martins fez o ponto da situação relativamente ao que a “câmara pode fazer para ajudar os munícipes”.
“A autarquia pode vir a prescindir de parte da receita da renda da concessão fazendo-o repercutir na tarifa. O resgate da concessão é inviável, a câmara não tem, nem se pode endividar a esse ponto”, disse o autarca.
Reiterando que “a receita da água não é da câmara, mas da empresa [Águas de Gondomar], reconheceu que o tarifário de Gondomar “é o quarto mais caro da Área Metropolitana do Porto”.
Sobre os custos da reversão da concessão, o autarca disse que “em 2014 o custo era de 380 milhões de euros” e que “à data de hoje os 150 milhões surgem de uma aritmética simples que foi feita”.
“Estamos a fazer um estudo para saber qual o valor real, mas sabemos que não deve fugir muito desse número [150 milhões de euros]”, acrescentou Marco Martins, alertando para outras contas que “se devem fazer quando se exige o retorno à esfera pública da gestão da água”.
Segundo o autarca, ao resgaste da concessão têm de se juntar outros custos, pois “haverá depois o montar de um sistema, de toda a máquina para voltar a operar sob gestão pública”.
Num quadro comparativo sobre a taxa de disponibilidade verifica-se que em Gondomar é de 6,1733 euros, bem acima dos valores praticados no Porto (3,4684), Vila Nova de Gaia (4,000), Maia (não tem) e Matosinhos (5,8393).
Passando ao custo por escalão, em Gondomar, entre os 0 a 5 metros cúbicos, que corresponde ao primeiro escalão, é cobrado 0,7123 euros, enquanto no segundo escalão, entre os 5 a 15m3, sobe para 1,6146 euros e para os 3,0865 euros no terceiro escalão, entre 15 a 25m3. Fazendo a comparação, os restantes cinco concelhos cobram entre menos 0,1923 e menos 1,2436 euros.
Cerca de 200 pessoas manifestaram-se em Gondomar contra o tarifário da água praticado pela empresa Águas de Gondomar, gritando que “a fatura da água é de assustar”, exigindo a “reversão da concessão”, ecoando: “reverter a concessão é a melhor decisão”.