Última hora

Parque de estacionamento na zona histórica da Póvoa de Varzim duplica capacidade de carros

15 Setembro 2020
Parque de estacionamento na zona histórica da Póvoa de Varzim duplica capacidade de carros
Local
0

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim iniciou hoje os trabalhos de requalificação de um parque de estacionamento na zona histórica da cidade, numa empreitada orçada em 750 mil euros que vai duplicar a capacidade da infraestrutura.
O parque de estacionamento, situado no perímetro do antigo quartel militar da cidade, tem atualmente 202 lugares de estacionamento, mas com a intervenção, que vai durar oito meses, vai passar a contar com 435 lugares, uma vez que será construído um piso superior.
A empreitada surge no âmbito da requalificação do Bairro da Matriz, uma das zonas mais antigas da cidade, e resulta de um estudo que o município efetuou apurando o número de lugares disponíveis nos arruamentos envolventes, que acolhe cerca de 1.200 moradores.
Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, considerou que esta nova infraestrutura vai “resolver, de forma definitiva, a carência de estacionamento na zona”, apontando ser uma “solução simples de executar e muito equilibrada para o lugar”.
A autarquia pretende aplicar um modelo “low-cost” [de baixos custos] para utilização do parque de estacionamento, propondo tarifários de 24 euros por mês para uma utilização diurna (das 8 horas à meia noite) e um modelo a rondar os 40 euros mensais para quem tiver uma avença que abranja 24 horas por dia.
Para uma utilização casual, o valor por hora vai rondar os 40 cêntimos, um tarifário idêntico ao que é praticado num outro parque da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, na zona poente da cidade.
Durante a intervenção no parque de estacionamento do antigo quartel, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim vai disponibilizar uma área de estacionamento livre, junto ao Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.