Última hora

Festival Internacional de Cinema Curtas de Vila do Conde com 48 filmes em estreia nacional

3 Setembro 2020
Festival Internacional de Cinema Curtas de Vila do Conde com 48 filmes em estreia nacional
Cultura
0

O festival de cinema Curtas de Vila do Conde, que este ano se realiza entre 3 e 11 de outubro, vai ter 48 filmes em estreia nacional, na seleção oficial para a competição internacional e experimental, divulgou a organização.
Nesse lote de trabalhos, merece destaque a projeção de obras de Sergei Loznitsa (Ucrânia) e Jafar Panah (Irão), apontados como “dois dos mais interessantes cineastas da atualidade”, pela sua “impressionante sensibilidade para trabalhar a problemática política, social e cultural do seu povo”.
De ambos os autores, a organização elegeu os trabalhos “A Night at The Opera” e “Hidden”, que “trazem dois olhares sobre a cultura dos dois países onde as heroínas cantam, questionando noções de representação e interpretação”.
No cartaz preparado para esta edição do Curtas, que, segundo os responsáveis, integra trabalhos “que ligam a diferentes comunidades, formas de estar e de pensar”, também é destacada a obra “Mi piel, luminosa”, de Nicolás Pereda e Gabino Rodríguez.
Trata-se de um documentário onde a personagem central é uma criança posta em isolamento na sala de aula, devido a uma doença que lhe tirou o pigmento natural da pele, e onde Pereda “volta a derreter as fronteiras entre documentário e a ficção”.
Ainda no âmbito dos filmes em estreia neste certame, destaque para “Witness”, do multi-premiado realizador Ali Asgari, “Victor in Paradise”, de Brendan McHugh, “Look Then Below”, de Ben Rivers, “Stump the Guesser”, novo tomo na cinematografia surreal e onírica do canadiano Guy Maddie e, ainda, “Casa Sol”, de Lúcia Prancha, que explora o universo militante da escritora brasileira Hilda Hilst.
Esta edição do Curtas de Vila do Conde, que também vai ter programação ‘online’, por causa da pandemia da Covid-19, vai ter um especial foco na obra do artista espanhol Isaki Lacuesta.
O cineasta, produtor, cenógrafo, ensaísta e curador, “tem um trabalho que faz disparar o diálogo entre o cinema e as mais diferentes áreas artísticas”, afirma a direção do Curtas em comunicado.
O autor de obras como “Entre dos aguas”, exibido em 2019 no IndieLisboa, “The next skin” ou “The Clay Diaries” vai estar em destaque na secção “InFocus”, do Curtas, estando prevista ainda a realização da primeira exposição do autor em Portugal, patente na Solar – Galeria de Arte Cinemática.
Lacuesta estará presente em Vila do Conde para apresentar os seus filmes e participar de uma conferência aberta a jornalistas e público.
Esta 28.ª edição do certame deveria ter ocorrido em julho, mas foi adiada para outubro – entre os dias 03 e 11 -, por causa da pandemia da covid-19.
Segundo a direção, o festival decorrerá no Teatro Municipal de Vila do Conde, no Auditório Municipal e naquela galeria de arte, mas terá também iniciativas ‘online’ para que “o encontro entre o público e os cineastas possa acontecer de forma segura e próxima”.