Última hora

Festival gratuito “Sons no Património” de volta e passa por Vila do Conde e pela Póvoa de Varzim

28 Setembro 2020
Festival gratuito “Sons no Património” de volta e passa por Vila do Conde e pela Póvoa de Varzim
Cultura
0

O evento “Sons no Património”, que vai realizar-se de 1 a 5 de outubro, em várias cidades da Área Metropolitana do Porto, aposta este ano numa programação totalmente nacional, privilegiando a realização de concertos ao ar livre, todos gratuitos.
Francisco Sales, Miguel Xavier, Ricardo Ribeiro, Miguel Amaral & Yuri Reis, Afonso Cabral, Daniel Pereira Cristo, Manuel Linhares, Helder Moutinho, Marco Rodrigues são os artistas convidados para este evento em rede, que conta ainda com a participação dos projetos musicais Retimbar, Lisboa String Trio com Cristina Branco, Birds are Indie, First Breath After Coma e Rua da Lua.
A generalidade dos concertos decorre ao ar livre e ao vivo, à exceção das atuações em Gondomar e Vale de Cambra, municípios que optaram apenas pela transmissão via digital.
Embora totalmente gratuito, o acesso de forma presencial à grande maioria dos concertos está sujeito a pré-reserva e ao levantamento antecipado de bilhetes de ingresso, de acordo com as regras de cada município participante.
Segundo a organização, todos os concertos serão também transmitidos em direto nos canais digitais da Área Metropolitana do Porto (AMP), no sentido de permitir uma fruição alargada e inclusiva do cartaz de 2020, cujas propostas artísticas “foram pensadas e adequadas a cada espaço, proporcionando novas leituras e experiências de cada lugar, de cada comunidade”.
“A música ressurge nesta edição como veículo de aproximação das pessoas ao património, que cada vez mais se quer aberto, acessível e valorizado, num exercício ininterrupto de profundo compromisso com a democratização do acesso à arte, à cultura, à história e ao património ancestral”, afirma, em comunicado, o presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP) e da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.
Segundo o autarca, “este evento anual de celebração é um convite alargado à fruição gratuita dos espaços icónicos de cada comunidade, na companhia de muitos dos melhores talentos da música portuguesa”.
Sexta feira, 2 de outubro, Ricardo Ribeiro apresenta, às 21 horas, “Respeitosa Mente”, no Auditório Municipal, em Vila do Conde.
Sábado, 3 de outubro, o grupo de percussão Retimbrar atua na Póvoa de Varzim, na Praça dos Forais de Rates, às 21 horas.