Última hora

Encerrar fronteira entre Portugal e Espanha devido à Covid-19 depende de decisão conjunta

17 Setembro 2020
Encerrar fronteira entre Portugal e Espanha devido à Covid-19 depende de decisão conjunta
País
0

O ministro dos Negócios Estrangeiros português afirmou que um encerramento das fronteiras com Espanha, devido à Covid-19, é sempre uma decisão conjunta, adiantando que analisará essa e outras questões sexta feira com Espanha.
“Temos trabalhado de forma muito coordenada com as autoridades espanholas”, disse o chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, assinalando que, quando esta esteve encerrada ao trânsito normal de pessoas, foi “por decisão conjunta dos dois Estados”.
Questionado sobre a necessidade de uma nova limitação à mobilidade entre os dois países, depois de as autoridades espanholas terem anunciado, na segunda feira, 27.404 novos casos desde sexta feira, Augusto Santos Silva sublinhou que as decisões recaem sobre os ministros da Administração Interna de Portugal e do Interior de Espanha e que o assunto será debatido nas próximas semanas.
“Eu terei o prazer de receber a minha colega espanhola [Arancha González Laya] na próxima sexta feira, dia 18. Teremos depois a cimeira bilateral entre os dois países, no dia 2 de outubro, e, naturalmente, essas são oportunidades para nós trocarmos informação sobre o modo como estamos a acompanhar a evolução da pandemia e das medidas que todos estamos a tomar para combatê-la”, concluiu o ministro dos Negócios Estrangeiros português.
O ministro dos Negócios Estrangeiros português falou à margem da tomada de posse de Cristina Moniz para o cargo de vice-presidente do Conselho Diretivo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
Portugal contabiliza hoje mais 10 mortes relacionadas com a Covid-19 e 770 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.888 mortes e 66.396 casos de infeção.
A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 936.095 mortes e mais de 29,6 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios de todo o mundo.