Última hora

Centro Social Bonitos de Amorim da Póvoa de Varzim fechado após 13 casos de Covid-19

21 Setembro 2020
Centro Social Bonitos de Amorim da Póvoa de Varzim fechado após 13 casos de Covid-19
Local
0

O Centro Social Bonitos de Amorim, na Póvoa de Varzim, revelou hoje que suspendeu até dia 30 toda atividade, direcionada a crianças e idosos, após terem sido detetados 13 casos positivos de Covid-19 na instituição.
A informação foi dada por Domingos Santos, presidente da direção do Centro Social, um dos elementos que também testou positivo ao novo coronavírus e explicou que habitualmente frequentam as instalações do centro social cerca de 300 pessoas, distribuídas pelo centro de dia, creche, jardim pré-escolar e centro de estudos.
“Além de mim, há mais 12 casos, sendo 11 funcionários e uma criança. Assim que detetámos a primeira situação, na quinta feira, suspendemos toda atividade e seguimos as indiciações das autoridades de saúde”, disse.
As atividades vão ficar interrompidas até 30 de setembro, acrescentou.
“Nestas situações não vale a pena esconder nem protelar a situação. É preciso agir o mais cedo possível. Por isso, ativamos os planos que tínhamos preparados. Fechamos as instalações e mandámos toda a gente para casa. Já fizemos a desinfeção dos espaços e seguimos os procedimentos recomendados pela Direção-Geral de Saúde”, vincou Domingos Santos.
Sem aparente relação com esta situação no Centro Social Bonitos de Amorim, foram detetados outros três casos de Covid-19 entre alunos de uma academia de dança da cidade, disse fonte da instituição.
Um dos casos é um estudante de um estabelecimento de ensino privado da cidade, que de imediato colocou toda turma, e a respetiva professora, em isolamento profilático, acrescentou a docente.
O concelho de Póvoa de Varzim registou, na última semana, 68 novos infetados com Covid-19.
Segundo os dados mais recentes da Direção-Geral de Saúde, desde o início da pandemia registarem-se, neste município nortenho, 537, casos do novo coronavírus.
Em Portugal, morreram 1.920 pessoas dos 69.200 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 961.531 mortes e mais de 31,2 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios de todo o mundo, mas há pelo menos 22.990.260 de recuperados.