Última hora

Catorze pescadores de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim infetados com Covid-19 e 45 isolados

22 Setembro 2020
Catorze pescadores de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim infetados com Covid-19 e 45 isolados
Local
0

Catorze pescadores de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, que operavam em duas embarcações, testaram positivo à Covid-19, informou hoje a Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM).
Segundo a instituição, surgiram nove casos numa embarcação e cinco noutra, forçando a suspensão da atividade de ambas, que estão, de momento, atracadas no porto de pesca de Matosinhos, uma vez que os 45 elementos das tripulações estão em confinamento profilático obrigatório nos domicílios.
A Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM) informou que desde o início do mês já promoveu 100 testes de despiste à Covid-19 a pessoas ligadas à atividade da pesca, e mostrou “preocupação” com o aumento no número de casos positivos no setor, garantindo que continuará a promover a testagem.
“Manifestamos grande preocupação com o setor e com os impactos que esta pandemia poderá trazer aos nossos pescadores”, partilhou a associação numa nota informativa.
Este é um segundo surto de Covid-19 nesta comunidade piscatória de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, uma das maiores de Portugal.
Em agosto, 15 pescadores foram infetados pelo novo coronavírus, forçando ao isolamento de 90 homens e à paragem de quatro embarcações de pesca.
De acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde, Vila do Conde registou, desde o início da pandemia, 842 casos de infeção pelo novo coronavírus, tendo concelho vizinho da Póvoa de Varzim somado 537 casos.
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.925 mortes e 69.663 casos de infeção, mas contabiliza pelo menos 45.974 curados.
A Covid-19 já provocou pelo menos 965.760 mortes e mais de 31,3 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, mas pelo menos 23.223.803 doentes estão considerados curados.