Última hora

Vila do Conde contabiliza 334 casos de Covid-19

15 Julho 2020
Vila do Conde contabiliza 334 casos de Covid-19
Local
0

No relatório de 15 de julho sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 334 casos confirmados de infeção em Vila do Conde, os mesmos que ontem, e regista 184 na Póvoa de Varzim, os mesmos que terça feira. Os concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim perfazem hoje 518 casos na região, os mesmos que no dia anterior.
Portugal regista hoje mais oito mortes e 375 novos casos de infeção por Covid-19 em relação a terça feira, 288 dos quais na região de Lisboa e Vale do Tejo. De acordo com o boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), desde o início da pandemia até hoje registam-se 47.426 casos de infeção confirmados e 1.676 mortes.
O Primeiro-Ministro António Costa considerou ontem que o país não aguenta um novo período de confinamento por causa da Covid-19 e avisou que o tempo é “curtíssimo” para a sociedade se preparar para o próximo inverno.
Esta advertência foi deixada por António Costa no discurso que encerrou a apresentação do programa Simplex 20-21, no Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, em Lisboa, durante uma sessão em que estiveram presentes dez ministros dos atual Governo.
“Há uma coisa que sabemos: não podemos voltar a repetir o confinamento que tivemos de impor durante o período do Estado de Emergência e nas semanas seguintes, porque a sociedade, as famílias e as pessoas não suportarão passar de novo pelo mesmo”, declarou António Costa.
Perante uma segunda vaga da pandemia da Covid-19, o líder do executivo disse que o trabalho de adaptação da sociedade “tem de ser feito agora, porque ainda há algum tempo de distância para evitar o pior” no próximo outono e inverno.
António Costa frisou que a ciência não assegura que no próximo outono ou inverno não se vivam momentos “tão ou mais difíceis como aqueles que se viveram no início de março em matéria de pandemia da Covid-19”.
A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 582 mil mortes e infetou mais de 13 milhões de pessoas em 196 países e territórios, 59.508 em estado grave, mas pelo menos 7.892.128 doentes estão curados.