Última hora

Vila do Conde contabiliza 302 casos de Covid-19

10 Julho 2020
Vila do Conde contabiliza 302 casos de Covid-19
Local
0

No relatório de 10 de julho sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 302 casos confirmados de infeção em Vila do Conde, os mesmos que ontem, e regista 172 na Póvoa de Varzim, os mesmos que quinta feira. Os concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim perfazem hoje 474 casos na região, os mesmos que no dia anterior.
Portugal regista hoje mais dois óbitos relacionados com a Covid-19, em relação a quinta feira, e mais 402 casos de infeção, dos quais 342 na região de Lisboa e Vale do Tejo. De acordo com o boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), o total de mortes desde o início da pandemia é agora de 1.646 e o total de casos confirmados é de 45.679.
O Primeiro-Ministro Português defendeu hoje que a metodologia de combate à Covid-19 nas zonas da Área Metropolitana de Lisboa mais atingidas pela pandemia está a resultar, mas considerou “prematuro” aligeirar as medidas de contenção da pandemia.
António Costa assumiu esta posição no final de uma reunião de hora e meia com o presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, sobre o combate à pandemia de Covid-19, na qual esteve acompanhado pela ministra da Saúde, Marta Temido, e pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, também coordenador do Governo para a região de Lisboa e Vale do Tejo.
“Tal como já tinha observado em Sintra e na Amadora na quarta feira, a metodologia [de combate à Covid-19] colocada em prática está a provar bem, porque se conseguiu estabilizar em Loures o número de novos casos [de infeção] e há uma tendência decrescente de casos ativos, o que nos dá confiança em relação ao caminho seguido”, sustentou o líder do executivo.
No entanto, de acordo com António Costa, “mantém-se uma necessidade de seguir este caminho, procurando reforçar as equipas de forma a conservar um trabalho de proximidade”.
“A metodologia de integrar equipas multidisciplinares, com um trabalho de proximidade com as famílias e populações, tem sido muito positivo”, insistiu, após elogiar o papel dos autarcas nessa “articulação” de esforços.
Logo a seguir, porém, António Costa considerou “prematuro antecipar o estado de classificação que foi feito no início deste mês”, designadamente em relação às 19 freguesias mais atingidas na Área Metropolitana de Lisboa.
A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 558 mil mortes e infetou mais de 12 milhões de pessoas em 196 países e territórios, 58.816 em estado grave, mas pelo menos 7.252.605 doentes estão curados.