Última hora

Vila do Conde contabiliza 302 casos de Covid-19

8 Julho 2020
Vila do Conde contabiliza 302 casos de Covid-19
Local
0

No relatório de 8 de julho sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 302 casos confirmados de infeção em Vila do Conde, os mesmos que ontem, e regista 172 na Póvoa de Varzim, os mesmos que terça feira. Os concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim perfazem hoje 474 casos na região, os mesmos que no dia anterior.
Portugal regista hoje mais dois óbitos por Covid-19, em relação a terça feira, e mais 443 casos de infeção confirmados, dos quais 327 na região de Lisboa e Vale do Tejo. De acordo com o boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), o total de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia é agora de 1.631 e o total de casos confirmados é de 44.859.
O Presidente da República anunciou hoje que o primeiro estudo serológico sobre a imunidade da população portuguesa em relação ao novo coronavírus “estará pronto no final de julho”.
Em declarações aos jornalistas, no final da décima reunião sobre a evolução da Covid-19 em Portugal, no Infarmed, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que “se seguirão um estudo a cinco meses e sucessivos estudos de três em três meses”.
“Também foi dado conta de um estudo epidemiológico que levará mais longe o aprofundamento da comparação da situação socioeconómica e de atividades socioeconómicas entre as várias regiões”, acrescentou.
Marcelo Rebelo de Sousa considerou que estes são “dois estudos muito importantes, o de saber qual é o grau de imunização da sociedade portuguesa e o de ir mais longe na análise da realidade epidemiológica, que estão em curso”.
O chefe de Estado referiu que o indicador de transmissão do novo coronavírus baixou e “o R nacional encontra-se em 0,8, no último cálculo, e na região de Lisboa e Vale do Tejo em 0,7”. A Presidência da República esclareceu posteriormente que os números corretos são um R de 0,98 no conjunto do país e de 0,97 na região de Lisboa.
“Olhando para os últimos dias o que foi dito é que há uma estabilização e uma tendência, embora ligeira, de aparente descida, porventura fruto das medidas tomadas, sendo embora muito cedo para fazer uma avaliação definitiva”, relatou Marcelo Rebelo de Sousa.