Última hora

Rendas de Bilros de Vila do Conde candidatas às 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal

23 Julho 2020
Rendas de Bilros de Vila do Conde candidatas às 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal
Cultura
0

Vila do Conde é, atualmente, o centro produtor de Rendas de Bilros mais importante do país, quer pela qualidade dos trabalhos, quer pelo número de pessoas que envolve.
O fabrico das Rendas de Bilros em Vila do Conde data, pelo menos, do século XVI, afirmando-se, ao longo dos tempos, como um dos mais expressivos ex-libris da cidade. Embora com origem controversa, a técnica da manufatura das Rendas de Bilros poderá ter sido trazida do norte da Europa por marinheiros e comerciantes que, então, mantinham relações comerciais com a Flandres.
Hoje, novos caminhos se abrem, preservando o passado, utilizam-se materiais recentes, buscam-se novas aplicações nas decorações para a casa e para a moda e estabelecem-se contactos com centros produtores de Rendas de Bilros espalhados pela Europa.
A 2 de agosto de 2015, o município de Vila do Conde conseguiu o recorde para a Maior Renda de Bilros do Mundo, certificada pelo Guinness World Records. Ao todo, a peça, que foi apresentada junto à Nau Quinhentista, mede 53,262 metros quadrados e foi feita com 8 quilos de fio de algodão, e exibe um total de 440 quadrados de 30 x 30 centímetros, todos com cores e formas diferentes, feitos por 150 rendilheiras de todas as idades. Esta peça, exposta permanentemente no Museu das Rendas de Bilros de Vila do Conde, que contém antigas rendas e coleções e onde é possível ver as rendilheiras trabalharem ao vivo, é a prova mais do que viva que Vila do Conde quer garantir a sua continuidade.
Mais recentemente, o processo de certificação das Rendas de Bilros de Vila do Conde veio confirmar a importância desta produção artesanal tradicional, vinculando-a ao seu local de difusão e validando o seu percurso histórico, a sua especificidade formal e estética e a tecnologia tradicional associada à produção.
Embora o voltear e cruzar dos bilros seja o mesmo em todo o mundo, as Rendilheiras de Vila do Conde conseguiram definir motivos singulares e padrões que tornam única esta produção artesanal.