Última hora

Póvoa de Varzim contabiliza 172 casos de Covid-19

9 Julho 2020
Póvoa de Varzim contabiliza 172 casos de Covid-19
Local
0

No relatório de 9 de julho sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 302 casos confirmados de infeção em Vila do Conde, os mesmos que ontem, e regista 172 na Póvoa de Varzim, os mesmos que quarta feira. Os concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim perfazem hoje 474 casos na região, os mesmos que no dia anterior.
Portugal regista hoje mais 13 óbitos por Covid-19, em relação a quarta feira, e mais 418 casos de infeção confirmados, dos quais 328 na região de Lisboa e Vale do Tejo. De acordo com o boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), o total de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia é agora de 1.644 e o total de casos confirmados é de 45.277.
A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 553 mil mortes e infetou mais de 12 milhões de pessoas em 196 países e territórios, mas pelo menos 7.102.499 doentes estão considerados curados.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje a criação de um painel independente para avaliar a sua atuação e resposta face à pandemia da Covid-19.
O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, afirmou que a ex-primeira-ministra da Nova Zelândia Helen Clark e a ex-Presidente da Libéria Ellen Sirleaf vão presidir ao comité, que deverá apresentar um relatório preliminar em novembro e o definitivo em maio de 2021, durante a Assembleia Mundial da Saúde.
O Painel Independente para a Resposta e Preparação de Pandemias irá concretizar a resolução aprovada pelos Estados-membros da organização durante a sua última assembleia geral, em que se defendia “uma avaliação independente e completa das lições aprendidas com a resposta sanitária internacional à Covid-19”, afirmou.
A pandemia “não está controlada na maior parte dos países, está a piorar”, salientou Tedros Ghebreyesus, apontando os já mais de 12 milhões de casos e as mais de 553 mil pessoas que morreram com Covid-19, cujo contágio “ainda está a acelerar, com uma duplicação do número total de casos nas últimas seis semanas”.