Última hora

Plataforma tecnológica Portugal Health Passport alarga-se a todos os turistas que visitem o país

23 Julho 2020
Plataforma tecnológica Portugal Health Passport alarga-se a todos os turistas que visitem o país
Tecnologia
0

A plataforma Portugal Health Passport vai passar a estar disponível a todos os turistas que visitem Portugal, assegurando a possibilidade do teste à Covid-19 e acesso a cuidados em serviços de saúde privados, anunciou o Health Cluster Portugal.
Numa nota enviada às redações, a organização promotora desta plataforma, em articulação com o Turismo de Portugal, defende a mais-valia do Portugal Health Passport na revitalização do setor turístico e a importância da saúde enquanto vetor da estratégia Turismo 2027, que poderá representar um volume anual de negócios superior a 100 milhões de euros.
“A prática clínica em Portugal é já uma referência internacional entre pares. Este é o momento para que esta perceção seja também transversal à população. A reposta que demos no pico da pandemia deu-nos destaque internacional, que garante segurança a quem nos visita”, afirmou o diretor executivo do Health Cluster Portugal, Joaquim Cunha.
Os turistas podem solicitar o documento através do site www.portugalhealthpassport.com, que inclui a possível realização do teste ao novo coronavírus, bem como o acesso – a preços previamente fixados – de cuidados de saúde e ‘check-ups’ de cinco tipologias na rede de hospitais e clínicas da CUF, Hospital da Luz, HPA Saúde e Lusíadas.
Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, esta iniciativa é sinónimo do reforço de “uma oferta turística que observa rigorosos protocolos de higiene e controlo sanitário “Clean & Safe” e que, complementarmente, apresenta uma oferta de serviços médicos e hospitalares de elevada qualidade”, contribuindo, assim, para “restabelecer a confiança dos turistas e impulsionar a retoma do setor”.
Portugal regista hoje mais três mortes e 229 novos casos de infeção por Covid-19 em relação a quarta feira. De acordo com o boletim epidemiológico diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), desde o início da pandemia até hoje registam-se 49.379 casos de infeção confirmados e 1.705 mortes.
A Covid-19 já infetou 15.439.271 pessoas em todo o mundo e provocou 631.470 óbitos, mas 9.407.753 doentes estão curados.