Última hora

Foco de Covid-19 confirmado na Gencoal de Vila do Conde mas empresa continua a funcionar

2 Julho 2020
Foco de Covid-19 confirmado na Gencoal de Vila do Conde mas empresa continua a funcionar
Local
0

Um foco de Covid-19 foi detetado numa fábrica de conservas em Vila do Conde, após algumas trabalhadoras terem testado positivo ao novo coronavírus, confirmou ontem fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), mas a empresa mantém-se em funcionamento.
O número total de trabalhadoras infetadas não tinha sido ontem divulgado pela mesma fonte, que apenas confirmou “a existência de casos” e garantiu que “já está em marcha um plano de ação para lidar com a situação”.
“Foram tomadas as medidas previamente definidas para estas situações, que estão a ser articuladas com a autoridade de saúde local. Confirmamos a existência de casos na empresa, mas não iremos divulgar números concretos”, acrescentou ontem a fonte da ARS-N.
A Gencoal, situada em Caxinas, tem centenas de funcionários e a sua atividade está vocacionada para produção e exportação de conservas de sardinha, cavala e salmão.
A empresa mantém-se em funcionamento, embora com medidas preventivas contempladas no seu plano de contingência, com a paragem de algumas das linhas de produção.
A Câmara Municipal de Vila do Conde já tem conhecimento da situação, e, segundo revelou fonte da autarquia, “já transmitiu à empresa a sua disponibilidade para prestar o apoio necessário”.
“Confirmamos a existência de operárias infetadas com Covid-19 na empresa e já disponibilizámos os meios do município para prestar o apoio que for necessário à administração e também aos trabalhadores no âmbito do programa ‘Estamos Aqui’”, afirmou a mesma fonte.
Na fábrica Gencoal, em Caxinas, Vila do Conde, há 12 operárias infetadas, diz agora a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte. As funcionárias da conserveira de Caxinas estão a ser submetidas a testes, depois dos positivos detetados no início da semana. Hoje, já são 12 positivos, incluindo uma criança familiar de uma das trabalhadoras, referiu a presidente da Câmara de Vila do Conde, Elisa Ferraz.
A empresa Gencoal emprega centenas de trabalhadores de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim.