Última hora

Empreitada de reconversão da Praça de Touros da Póvoa de Varzim avança já no final deste verão

23 Julho 2020
Empreitada de reconversão da Praça de Touros da Póvoa de Varzim avança já no final deste verão
Local
0

As obras de reconversão da Praça de Touros da Póvoa de Varzim num pavilhão multiusos vão iniciar-se no final deste verão, anunciou ontem Aires Pereira.
Aires Pereira deu conta que a empreitada foi adjudicada por 8,7 milhões de euros à empresa de construção ABB, sediada em Barcelos, e que dada a complexidade da intervenção foi criada, por parte da autarquia, uma comissão de acompanhamento e fiscalização.
“A reconversão da antiga Praça de Touros na nova Arena da Póvoa de Varzim está prevista iniciar em setembro, após obtermos o visto do Tribunal de Contas. Tem um prazo de execução de 24 meses. É um dos investimentos que temos previstos e que vão modificar substancialmente o concelho”, disse o presidente de Câmara poveiro.
Paralelamente a esta obra, avançam as intervenções de requalificação urbanística no local, com a criação de uma alameda e de novas vias circundantes que vão contribuir para a maior fluidez do trânsito na zona norte da cidade.
O novo espaço multiusos vai manter a forma circular da antiga Praça de Touros, edifício que tinha mais de 60 anos, mas será agora vocacionado para eventos culturais, feiras, congressos e atividades desportivas, tendo uma capacidade para três mil pessoas, contemplando, ainda, zonas de restauração e comércio.
Também no âmbito de obras públicas, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim anunciou hoje o prolongamento da Via B, que liga o concelho poveiro à cidade vizinha de Vila do Conde, numa intervenção que foi adjudicada por 2,5 milhões de euros.
A via será expandida para a zona norte do concelho, atravessando todo o parque da cidade até chegar à freguesia de Aver-o-Mar, contribuindo para aliviar a circulação automóvel na Estrada Nacional 13.
A obra deverá, igualmente, arrancar em setembro, mas com um prazo de execução de 12 meses.
O presidente Câmara Municipal da Póvoa de Varzim também anunciou que já foi encontrado o projeto vencedor de um concurso de ideias para um empreendimento residencial, de custos controlados, promovido pela autarquia junto da Ordem dos Arquitetos.
Aires Pereira revelou que foram analisadas 20 propostas, e que a solução escolhida para o projeto será agora alvo dos procedimentos de adjudicação para que possa em breve iniciar a construção.
O empreendimento residencial, que contempla 150 apartamentos, que serão disponibilizados a custos controlados, será destinado essencialmente a jovens que se queiram fixar no concelho, e será edificado na zona de Penalves, na parte nascente da cidade, perto dos principais acessos rodoviários, contemplando, também, a construção de um Pavilhão Gimnodesportivo no local.
Entretanto, o autarca poveiro revelou ainda a intenção de, já em agosto, lançar os procedimentos de substituição de todas as coberturas de amianto das Escolas de Ensino Básico Póvoa de Varzim.