Última hora

Compositores Manuel Brásio e Lucas Reis Ramos finalistas Festival de Música da Póvoa de Varzim

1 Julho 2020
Compositores Manuel Brásio e Lucas Reis Ramos finalistas Festival de Música da Póvoa de Varzim
Cultura
0

Os compositores Manuel Brásio, com a obra “Ministério do Caos”, e Lucas Reis Ramos, com “As estruturas de Solaris”, são os dois finalistas apurados no Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim (CICPV).
A competição está integrada no programa de 43.ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, e o vencedor será anunciado a 20 de setembro, em concerto que faz parte do certame.
No final desse concerto, a cargo do Drumming – Grupo de Percussão, de Miquel Bernat, o júri, constituído pelos compositores Luís Tinoco, Sara Carvalho e Jesús Rueda, anunciará a ordem definitiva dos prémios.
O primeiro classificado vai receber um prémio de dois mil euros, enquanto o segundo será distinguido com 500 euros. Ambas as obras serão editadas em partitura.
O concurso do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim tem como objetivo premiar as obras dos compositores nascidos depois de 1 de janeiro de 1985, que tiveram de apresentar obras com um mínimo de quatro instrumentos e uma duração entre 8 e 15 minutos.
A edição do 2020 Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, que este ano se irá realizar num formato mais reduzido devido à pandemia de Covid-19, acontecerá no mês de setembro, em datas que ainda estão a ser definidas pela organização, que apresentará a versão final do certame no dia 9 de julho.
No relatório de 1 de julho sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 299 casos confirmados de infeção em Vila do Conde, mais dois que ontem, e regista 166 na Póvoa de Varzim, mais três que terça feira. Os concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim perfazem hoje 465 casos na região, mais cinco que no dia anterior.
Portugal regista hoje mais três mortes causadas pela Covid-19 do que na terça feira e mais 313 infetados, cerca de 70% dos quais na Região de Lisboa e Vale do Tejo. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), o número de mortes relacionadas com a Covid-19 ascende hoje a 1.579, enquanto os casos confirmados desde o início da pandemia totalizam 42.454.