Última hora

Associações alertam para excesso de visitantes na Reserva Ornitológica de Mindelo

14 Julho 2020
Associações alertam para excesso de visitantes na Reserva Ornitológica de Mindelo
Local
0

O Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens (FAPAS) e associação Solidarity Soul alertaram recentemente que o aumento de visitantes na Reserva Ornitológica de Mindelo, em Vila do Conde, pode pôr em causa a “sustentabilidade desta área protegida”.
As duas instituições revelaram essa preocupação numa carta aberta dirigida à presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, convidando Elisa Ferraz a fazer uma visita ao local.
“Nos últimos tempos, apesar do contexto pandémico, tem-se registado uma grande afluência de visitantes à Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM). Receamos que esse excesso de carga possa comprometer a sustentabilidade desta área protegida”, pode ler-se num texto enviado à autarquia.
Os responsáveis temem que a reserva “se esteja a aproximar de um parque de lazer, por força das circunstâncias que a intervenção levada a cabo, a propósito do projeto ‘Naturconde’, trouxe de negativo à ROM”, e apontaram outros problemas no local.
“Com algum espanto, verifica-se, desde há algumas semanas, um trilho vedado, junto ao observatório, com prumos e cordas. Tal vedação não nos parece justificada”, denunciam os ambientalistas.
As duas associações deixaram, ainda, reparos para as “habituais descargas poluentes na Ribeira de Silvares” e para um “desvio da Foz da Ribeira”.
A autarquia vilacondense aprovou em 2017 o projeto ‘Naturconde – Reabilitação, Proteção, Conservação e Valorização da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e ROM (Reserva Ornitológica de Mindelo)’.
O projeto, que está em execução desde então, tem um orçamento de 327 mil euros, com 278 mil euros de apoios de fundo comunitários, no âmbito do Programa Norte 2020, tem merecido muitas críticas do Núcleo de Mindelo do Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens (FAPAS).
A agência Lusa solicitou uma reação junto da Câmara Municipal de Vila do Conde sobre os reparos apontados pelo FAPAS e Solidarity Soul, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta.