Última hora

Vilacondense visita NorteShopping na reabertura

2 Junho 2020
Vilacondense visita NorteShopping na reabertura
Economia
0

Milhares de pessoas voltaram ontem aos corredores do centro comercial NorteShopping, no dia que marcou a retoma da atividade do espaço, praticamente em pleno, após as restrições provocadas pela pandemia de Covid-19.
Apesar de esta infraestrutura comercial, uma das maiores da região norte do país, nunca ter estado totalmente encerrada, só ontem teve autorização para que a maioria das 230 lojas pudessem reabrir ao público.
“Apenas 20 lojas não reabriram esta manhã, por estarem em obras ou a adaptar-se às novas medidas. De resto são mais de 200 que estão a funcionar em pleno e felizmente já com uma grande adesão por parte do público”, disse João Fonseca, diretor do NorteShopping, que integra o grupo Sonae.
O responsável elegeu a palavra “segurança” como o conceito chave para a retoma da atividade neste formato abrangente, falando num “forte investimento feito” no reforço das equipas e material de limpeza, na colocação de sinalética, instalação de equipamentos de desinfeção, reorganização de espaço e ações de formação a funcionários e lojistas.
“Julgo que não haverá um edifício na zona do grande Porto que tenha melhores condições de segurança e higiene do que este. Há várias semanas que nos preparamos para esta retoma, seguindo à risca os planos e orientações da Direção-Geral de Saúde [DGS]”, garantiu João Fonseca.
O diretor do NorteShopping partilhou que antes da pandemia os números da frequência do espaço podiam atingir as 50 mil pessoas por dia, e apesar de agora, por imposição legal, a permanência em simultâneo estar limitada a 3.700 pessoas, a expectativa é que possam a circular mais de 25 mil clientes por dia.
“Temos condições de segurança para tal, e os comerciantes bem precisam disso. A quebra nos negócios foi abrupta, mas apresentámos um extenso pacote de apoios às empresas, nomeadamente uma redução nas rendas, no período de encerramento, de 50 % e a possibilidade de pagarem o resto em dois anos, a partir de 2021”, explicou João Fonseca.
Estes apoios foram bem recebidos pelos comerciantes, que, ainda assim, não evitam em falar de dificuldades, embora com esperança numa retoma progressiva dos negócios.
“Não tendo visitantes, quase não houve vendas, e as plataformas online não foram suficientes para compensar a situação”, explicou Hugo Braga, responsável por uma ótica, que pela especificidade de negócio já tinha tido autorização para abrir a loja previamente.
“Tivemos de implementar várias medidas de segurança, nomeadamente o distanciamento, o não permitir que o cliente mexa nos produtos expostos antes de serem desinfetados ou a utilização de equipamentos de proteção individual. Toda gente tem compreendido, e já tivemos várias visitas à nossa loja”, explicou Hugo Braga.
Também com algumas restrições reabriu uma loja de produtos e vestuário para crianças, onde o acompanhamento ao cliente passou a ser ainda mais personalizado e as medidas de higiene e segurança mais apertadas.
“O nosso público, nomeadamente as grávidas, precisa habitualmente de muito acompanhamento, mas agora temos um funcionário dedicado a cada cliente que entra na loja. Infelizmente, tivemos de encerrar os espaços que tínhamos para as crianças brincarem, por questões de segurança, e as entradas estão condicionadas”, explicou Lúcia Rodrigues, responsável da marca.
A adaptação às novas regras não pareceu ser um obstáculo ao retorno do público a este centro comercial nortenho, que impõe a obrigação de uso de máscara e desinfeção das mãos à entrada.
“Não custa fazer isso e até me sinto mais segura. Vejo que todos estão a cumprir e parece-me que quem cá veio tem o propósito de fazer compras e não apenas andar a passear nos corredores”, partilhou Maria Botelho, residente em Matosinhos, que foi comprar umas peças de roupa.
José Menezes foi de Vila do Conde a uma loja de produtos eletrónicos, e apesar de ter confessado “um pouco de receio de encontrar multidões”, apontou que “o esquema de circulação no espaço inspira confiança, assim como o comportamento cauteloso das pessoas, mesmo na praça da alimentação”.
O novo horário do centro comercial NorteShopping é das 10 às 22 horas, de segunda feira a sábado e ao domingo das 10 às 20 horas.