Última hora

Recolha seletiva porta-a-porta da LIPOR chega a mais 200 fogos habitacionais na Póvoa de Varzim

19 Junho 2020
Recolha seletiva porta-a-porta da LIPOR chega a mais 200 fogos habitacionais na Póvoa de Varzim
Local
0

Arrancou ontem uma nova fase da recolha seletiva porta-a-porta na Póvoa de Varzim, passando este serviço a abranger mais 200 famílias, numa abordagem inovadora de sensibilização.
Com este alargamento, o município da Póvoa de Varzim chegará assim aos 3.900 fogos servidos pela recolha seletiva porta-a-porta e que contribuirão para o aumento dos quantitativos de materiais recolhidos para reciclagem, que desde setembro de 2018, já chegou às 670 toneladas.
Devido à situação atual e no cumprimento das condições de segurança sanitária exigidas, a sensibilização e esclarecimento aos cidadãos sobre o funcionamento do novo sistema de recolha será realizado telefonicamente. Apenas a entrega gratuita dos contentores para a recolha dedicada das várias frações (papel/cartão, plástico/metal, vidro, alimentares e lixo) a cada um dos fogos abrangidos é realizada presencialmente.
Na chamada telefónica é realizada uma ação de sensibilização, que irá introduzir e apelar a uma correta reciclagem, informar sobre a periodicidade da recolha, procedimentos de entrega, bem como sobre as mais-valias deste novo sistema, nomeadamente o apoio a causas sociais e a implementação do sistema propriamente dito. Nesta abordagem inovadora, os meios digitais serão o canal de privilegiado de sensibilização e contacto com as famílias.
O novo sistema de recolha seletiva porta-a-porta arrancou na Póvoa de Varzim em setembro de 2018, em duas zonas piloto, com o objetivo de aumentar os quantitativos de resíduos recolhidos. O sucesso do projeto refletiu-se no presente alargamento e na necessidade de abranger mais circuitos e novos fogos.
Com o mote “Reciclar é Dar +”, a ação baseia-se numa abordagem positiva por contacto pró-ativo, pela qual se somam e apresentam vantagens individuais (funcionais e financeiras) e sociais de adesão a este sistema específico de recolha de resíduos urbanos: proximidade, comodidade, sustentabilidade e solidariedade, uma vez que os resíduos recicláveis entregues reverterão a favor dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim.