Última hora

INDAQUA reforça Projeto de Educação Ambiental

4 Junho 2020
INDAQUA reforça Projeto de Educação Ambiental
Cultura
0

A INDAQUA acaba de reforçar o seu Projeto de Educação Ambiental com uma plataforma pensada para relembrar ao público infantil temas como a importância de preservar um bem único e escasso no Planeta Terra: a água. No centro da iniciativa está a Patrulha H2O, que entra em funcionamento amanhã, Dia Mundial do Ambiente.
“Olá a todos! Eu sou o Agente Eficiente e esta é a tua Patrulha: a Patrulha H2O”: assim se apresenta a personagem principal do novo projeto educativo da INDAQUA, o maior operador privado português no universo de concessões municipais de água. Com a missão de descobrir todos os segredos da água e explicar como preservar e geri-la melhor, este “agente” convida os mais novos a juntarem-se à sua “patrulha”, com vários desafios para fazer em casa.
Através de vídeos didáticos, é explicado como se distribuiu a água no Planeta Terra (e como só 1% dela está disponível para consumo), qual a viagem que esta faz no ciclo hidrológico e urbano e quais as fontes de contaminação das águas subterrâneas. A importância de beber água da torneira e a forma de poupá-la também não foram esquecidas nos episódios protagonizados pelo Agente Eficiente, que procura transmitir boas práticas ambientais aos mais novos, para que se tornem verdadeiros “agentes” de mudança juntos dos amigos, familiares e até na escola.
No final de cada vídeo, haverá experiências para descobrir e reproduzir em casa, usando sempre água da torneira: construir um submarino ou pasta de modelar são algumas delas.
A partir de amanhã, 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, em www.patrulhah2o.pt, haverá também curiosidades sobre a água, quizzes, sopas de letras, receitas e desenhos para pintar, que prometem desafiar e ensinar os “Agentes da Patrulha H2O”.
“O que procurámos foi criar um recurso que pudesse ser útil tanto às famílias como às escolas no desenvolvimento de atividades que possam transmitir às suas crianças alguns conhecimentos, neste caso, sobre a água e o ambiente. Tínhamos já um forte projeto de educação ambiental presencial, voltado para as escolas e para as comunidades, mas quisemos, face ao momento que atravessamos, somar-lhe uma vertente online e transportá-lo para dentro de casa, já que é ainda onde as crianças e jovens têm de permanecer durante a maior parte do tempo”, explica Luís Lourenço, do grupo INDAQUA.
O Projeto de Educação Ambiental da INDAQUA desenvolve ações lúdico-pedagógicas que faz chegar às crianças e jovens nas escolas dos concelhos em que opera – Fafe, Matosinhos, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vila do Conde e Oliveira de Azeméis – e em diversos eventos na região Norte.