Última hora

Wall Street fecha em alta com investidores focados na reabertura da economia mundial

8 Maio 2020
Wall Street fecha em alta com investidores focados na reabertura da economia mundial
Economia
0

A bolsa nova-iorquina encerrou ontem em alta, com os investidores a privilegiarem as perspetivas de reabertura da economia em relação às más notícias na frente do desemprego nos EUA.
Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average avançou 0,89%, para os 23.875,89 pontos.
O tecnológico Nasdaq ganhou 1,41%, para as 8.979,66 unidades, no que é o seu nível mais elevado desde março e lhe permite estar agora em terreno positivo em relação ao início do ano.
Da mesma forma, o alargado S&P500 progrediu 1,15%, para 2.881,19 pontos.
“Os investidores estão a antecipar uma reabertura da economia e a projetar-se para lá da Covid-19”, comentou Adam Sarhan, da 50 Park Investment.
A este respeito, os mais de três milhões de novos pedidos de subsídio de desemprego apresentados na semana passada nos EUA, segundo o Departamento do Trabalho, não fizeram tremer os investidores.
Estes números explicam-se pela paragem brutal da economia em meados de março, com a aplicação de medidas massivas de confinamento no país, para procurar conter a progressão da pandemia.
E se o desemprego continua a um nível excecionalmente elevado, o número de novas inscrições tem diminuído todas as semanas desde o início de abril.
A taxa de desemprego em abril vai ser divulgada na sexta feira, esperando-se que atinja um nível historicamente alto, com alguns especialistas a avançarem a previsão de 20%, mas o setor privado americano já perdeu 20,2 milhões de postos de trabalho no mês passado.
Dos outros indicadores divulgados ontem, a produtividade nos EUA diminuiu fortemente no primeiro trimestre em termos homólogos, reflexo da paragem da atividade económica, segundo as estimativas preliminares do Departamento do Trabalho.
Por seu lado, a China anunciou uma subida surpreendente das suas exportações em abril, apesar do novo coronavírus, mas as importações caíram de forma acentuada.
Com o novo coronavírus sob controlo, a economia chinesa começou a reabrir-se à medida que as autoridades diminuem as restrições, incluindo as ordens de confinamento obrigatório, mas os analistas dividem-se quanto às tendências futuras, à medida que os principais parceiros comerciais da China entram em recessão.
A economia da zona euro deverá registrar uma contração de 7,7% este ano.