Última hora

Vila do Conde reabre Cemitérios

5 Maio 2020
Vila do Conde reabre Cemitérios
Local
0

A Câmara Municipal de Vila Conde inicia hoje um processo gradual de levantamento de restrições no acesso aos equipamentos municipais, impostos pela pandemia de Covid-19, reabrindo os cemitérios e retomando o horário habitual dos mercados.
Mas continuarão a existir alguns condicionalismos na frequência destes espaços, com a imposição de normas de segurança e a recomendação do uso de equipamentos de proteção individual.
Nos cemitérios de Vila do Conde e Caxinas, que passam a abrir todos os dias, os funerais só podem ter a presença de familiares, sendo o acesso condicionado ao cumprimento do distanciamento físico e proibido o uso de utensílios de uso coletivo.
Nos mercados municipais, que retomam o horário habitual de segunda feira a sábado, é obrigatória a utilização de máscaras ou viseiras, sendo o acesso aos espaços também condicionado ao cumprimento do distanciamento físico.
Numa segunda fase, que arranca a 11 de maio, será reaberto o atendimento ao público, de forma presencial, dos vários Serviços Municipais, assim com a biblioteca José Régio e o Arquivo Municipal.
Também nesse dia, o Canil Municipal reabre para a realização de adoções e para o agendamento de vacinação aos animais.
Por outro lado, continuam encerrados equipamentos como os Abrigos dos Pescadores, o Albergue de Peregrinos de Santa Clara os Parques de Jogos e de Lazer, os Pavilhões Desportivos, Piscinas Municipais, Edifícios Culturais e Postos de Turismo.
Também suspensa continua a realização das feiras semanais no concelho e o programa de desporto sénior.
A autarquia vilacondense lembra que, apesar destas medidas transitórias com abertura de alguns serviços e equipamentos, “é fundamental continuar a conter a transmissão do vírus”.
“A garantia da segurança de todos repercute-se agora num caminho de regresso gradual da atividade ao seu normal funcionamento, mediante a avaliação constante da situação. É crucial a escrupulosa observância das medidas de distanciamento físico. Apelamos a todos o cumprimento do dever cívico de recolhimento domiciliário e o respeito rigoroso de todas as diretivas emanadas pelas autoridades competentes”, vincou a Câmara Municipal de Vila do Conde.
Portugal entrou domingo em Estado de Calamidade, depois de três períodos consecutivos em Estado de Emergência, desde 19 de março.