Última hora

Póvoa de Varzim agiliza licenciamentos para criação e alargamento de esplanadas em cafés

14 Maio 2020
Póvoa de Varzim agiliza licenciamentos para criação e alargamento de esplanadas em cafés
Economia
0

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim anunciou que vai agilizar os processos de licenciamento de esplanadas de estabelecimentos de restauração para minimizar as restrições provocadas pela pandemia de Covid-19.
“Sabemos que os estabelecimentos de restauração e bebidas vão sofrer uma redução do seu espaço de serviço, devido às imposições da Direção-Geral de Saúde [DGS], e quisemos minimizar esse efeito, permitindo que possam criar ou aumentar espaços de esplanadas”, explicou Aires Pereira, presidente da autarquia poveira.
A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) está preocupada com a reabertura de restaurantes e hotéis, temendo que as empresas abram portas e fechem passados alguns dias, disse Ana Jacinto, secretária-geral da entidade.
A dirigente associativa mostrou-se preocupada com a situação dos estabelecimentos, que não estão a receber apoios com a rapidez necessária e enfrentam uma atividade a 50%, a partir do dia 18 de maio, num contexto de dificuldades financeiras para os consumidores, devido à pandemia de Covid-19.
“Tememos que muitas empresas abram portas e decorridos alguns dias não consigam ter atividade para cobrir os custos”, referiu Ana Jacinto, recordando que o setor vai reabrir com “uma capacidade reduzida a 50%” e que muitas das medidas de apoio ainda não chegaram às empresas, que não estão já a conseguir pagar salários, por atrasos, por exemplo, na aprovação do ‘lay-off’.
Além disso, advertiu, muitos negócios “ainda não receberam qualquer apoio”, nomeadamente das linhas de crédito.
“Muitos destes processos que dão entrada na banca não são aprovados e as respostas às microempresas são preocupantes, com ‘spreads’ elevados” e obstáculos nos prazos, bem como o pedido de garantias, referiu Ana Jacinto.
A dirigente associativa recordou que os estabelecimentos de restauração e hotelaria já têm regras sanitárias muito mais apertadas do que outros setores. “O que pedimos é só que intensifiquem”, por exemplo na desinfeção de zonas sanitárias e utensílios, disse Ana Jacinto.
“Isto é curto porque o dinheiro não está a chegar às empresas e cerca de 20% acha que não tem condições nenhumas para reabrir”, adiantou, remetendo para dados publicados pela AHRESP.