Última hora

OMS considera cada vez mais improvável uma segunda grande vaga da pandemia de Covid-19

25 Maio 2020
OMS considera cada vez mais improvável uma segunda grande vaga da pandemia de Covid-19
Política
0

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é “cada vez mais” improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência.
Em entrevista à rádio catalã RAC-1, Maria Neira indicou que os modelos de previsão com que a OMS trabalha “avançam muitas possibilidades, desde novos surtos pontuais a uma nova vaga importante, mas esta última possibilidade é cada vez mais de descartar”.
“Estamos muito mais bem preparados em todos os sentidos”, afirmou a médica espanhola, que recomendou “muita prudência e bom senso” numa fase “muito crítica” da pandemia da Covid-19 e pediu que a população não “entre em paranóia nem se relaxe demasiado” e que “aprenda a conviver com doenças infecciosas”.
Maria Neira considerou que se “baixou tanto a taxa de transmissão que o vírus terá dificuldade em sobreviver”.
“Devemos ter muita prudência em afirmar se este é o fim da vaga, mas, pelo menos, os dados mostram que se evitou a transmissão e explosão das primeiras semanas”, declarou.
No entanto, destacou que “vale a pena não fazer muitas previsões porque as próximas semanas serão uma fase muito crítica”.
Maria Neira reconheceu que a OMS ainda tem “algumas dúvidas sobre a relação do vírus com o clima”, mas que regista que este está a “fazer o percurso geográfico que se espera de um vírus que quer sobreviver”.
“Os números da imunidade são muito baixos. É precisa vigilância na reabertura”, reiterou.
A nível global, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 343 mil mortos e infetou mais de 5,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios, mas mais de dois milhões de doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 1.330 pessoas das 30.788 confirmadas como infetadas, e há 17.822 doentes recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).