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Governo de Portugal investe 16,3 Milhões de Euros em dragagens em 17 portos em 6 anos

7 Maio 2020
Governo de Portugal investe 16,3 Milhões de Euros em dragagens em 17 portos em 6 anos
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A realização de dragagens em 17 portos nacionais, entre 2016 e 2021, está avaliada em mais de 16 milhões de euros, indicou à Lusa o Ministério do Mar.
“Os 16,321 milhões de euros representam o total de intervenções entre 2016 a 2021”, apontou, em resposta à Lusa, fonte oficial do ministério liderado por Ricardo Serrão Santos.
Entre 2016 e 2018, foram executados 7,6 milhões de euros em dragagens nos portos de Vila Praia de Âncora (distrito de Viana do Castelo), Póvoa de Varzim (Porto), Vila do Conde (Porto), Aveiro, São Martinho do Porto (Leiria), Ericeira (Lisboa), Alvor (Faro), Fuzeta (Faro), Tavira (Faro), Guadiana, entre Vila Real de Santo António e Mértola (Beja e Faro).
Por sua vez, em 2019, foram realizadas dragagens em Esposende (Braga), Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Aveiro, Figueira da Foz (Coimbra), Peniche (Leiria), Lagos (Faro), Alvor (Faro), Faro, Santa Luzia (Faro), Tavira (Faro).
Para este ano estão previstas dragagens em Vila Praia de Âncora, Aveiro, Nazaré (Leiria), Peniche e Tavira.
O Ministério do Mar adjudicou a última dragagem da barra do porto de pesca de Vila do Conde em setembro de 2019.
Em comunicado, a tutela adiantou que a dragagem, que permitiu remover 25.000 metros cúbicos de sedimentos do leito do canal, demorou cerca de duas semanas e o investimento foi de 150 mil euros.
O Ministério do Mar anunciou a intenção de, nos próximos três anos, dragar 275 mil metros cúbicos de inertes no porto de pesca da Póvoa de Varzim.
Numa nota enviada, a tutela disse que a intervenção faz parte do Plano Plurianual de Dragagens 2018-2020, elaborado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), que “define os volumes a dragar nos vários portos de pesca, entre eles o porto da Póvoa de Varzim”.
A Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM) alertou que os pescadores que utilizam o porto de pesca da Póvoa de Varzim “correm risco de morte”, devido ao problema do assoreamento na barra.