Última hora

Feira de Vila do Conde reabre com regras de higiene da DGS para prevenção da Covid-19

22 Maio 2020
Feira de Vila do Conde reabre com regras de higiene da DGS para prevenção da Covid-19
Local
0

A Câmara de Vila do Conde anunciou que a feira semanal ia reabrir a partir desta sexta feira, com obrigação de utilização de máscara para todos os comerciantes e consumidores e limitação de acesso ao local.
A feira semanal de Vila do Conde tem agora cerca de 350 feirantes e, apenas, 500 pessoas podem entrar de cada vez. Para além de que ninguém entra no espaço sem máscara e os vendedores estão obrigados a usar etiqueta respiratória e luvas.
A Presidente da Câmara Municipal, Elisa Ferraz, que esteve esta manhã na feira semanal de Vila do Conde, acompanhada pelos Vereadores Dália Vieira e Paulo Carvalho, salientou que “as pessoas estavam ávidas e a feira tem a ver com a nossa história, com a nossa identidade. É aqui que as pessoas se encontram e convivem”.
“Quando cheguei aqui, às 9:30H, o nosso contador da entrada já marcava que que passaram pelo recinto 2020 pessoas, podendo só estar apenas 500 em simultâneo no interior” revelou Elisa Ferraz.
A Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde manifestou que “é uma enorme satisfação que, ao fim de 2 meses, conseguimos reabrir a feira semanal em todos os seus sectores”, salientando que “as regras são muito rigorosas, o espaço é de grande dimensão e obrigamos a que a entrada e a saída se faça pelo portão largo que dá para a Rua 5 de Outubro (Estrada Nacional), no sentido de também controlar o número de entradas e saídas”.
Sobre a necessidade desta reabertura, Elisa Ferraz esclareceu que “era muito importante a mesma e que estávamos a ter muitas pressões dos feirantes, é o seu modo de viver, e também significa que a economia está a mexer”.
No relatório de 22 de maio sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 290 casos confirmados de infeção em Vila do Conde, os mesmos que ontem, e regista 152 na Póvoa de Varzim, os mesmos que quinta feira. Os Concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim perfazem hoje 442 casos na região, os mesmos que no dia anterior.