Última hora

150 Fuzileiros vão ajudar Polícia Marítima durante época balnear na prevenção da Covid-19

7 Maio 2020
150 Fuzileiros vão ajudar Polícia Marítima durante época balnear na prevenção da Covid-19
País
0

A Polícia Marítima (PM) vai ter a ajuda de Fuzileiros na vigilância das praias durante a “época balnear” em tempos de pandemia de Covid-19, anunciou o Chefe do Estado-Maior da Armada.
Numa audição na comissão de Defesa Nacional, no Parlamento, sobre a participação da Marinha no combate à pandemia, o almirante Mendes Calado afirmou que a Marinha está em contacto com as autarquias para preparar um ano balnear “peculiar” devido ao surto epidémico.
A Polícia Marítima vai privilegiar “ações de autoridade e menos de prevenção e segurança”, que deverão ficar com os Fuzileiros que serão chamados a ajudar, acrescentou.
Normalmente, afirmou, são chamados 80 fuzileiros, mas este ano haverá um reforço de 150 militares.
Os fuzileiros serão “previamente preparados com capacidade de salvamento”, afirmou, garantindo, que “não haverá fuzileiros a exercer função de coação policial”, disse Mendes Calado.
Nas estimativas do chefe da Marinha, serão cerca de 500 os elementos da Polícia Marítima a fazer a proteção do ano balnear durante o verão.
Devido à pandemia, foi admitido pelo Governo que o acesso das pessoas às praias deverá ter condicionantes ou limitações.
Mendes Calado defendeu uma “campanha de pedagogia” para que as “pessoas se autodisciplinem” para se “protegerem a si próprias”.
O Chefe do Estado-Maior da Armada admitiu que é preciso aumentar o número de efetivos da Polícia Marítima, até aos 700, estando prevista a entrada de 50 militares por ano.
Sobre as medidas restritivas para a época balnear, o almirante Mendes Calado remeteu-as para mais tarde, mas afirmou que “colocar torniquetes” nas praias “não parece muito viável”, contrapondo a ideia de que os portugueses irão “por certo” respeitar “o que vai ser aconselhado” pelas autoridades.
“As pessoas percebem quando está em risco a sua segurança, têm que se proteger a si próprios”, afirmou.