Última hora

Veleiro sueco que saiu do Funchal encalhou em praia rochosa de Caxinas em Vila do Conde

6 Abril 2020
Veleiro sueco que saiu do Funchal encalhou em praia rochosa de Caxinas em Vila do Conde
Local
0

Um veleiro de bandeira sueca, com 12 metros de comprimento, encalhou na madrugada desta segunda feira na praia de Caxinas, em Vila do Conde.
A embarcação, com um único tripulante a bordo, navegava do Funchal, ilha da Madeira, em direção à Corunha, Espanha, e pelas 2 horas e 55 minutos da madrugada acabou por encalhar no areal da praia de Caxinas, em Vila do Conde. O homem, um sueco de 66 anos, saiu pelos próprios meios do veleiro encalhado, mas foi transportado ao hospital com ferimentos ligeiros. O alerta para as autoridades foi dado por um morador que se apercebeu das luzes da embarcação.
“Na madrugada de hoje, pelas 02h25, um veleiro de bandeira sueca encalhou na praia das Caxinas, em Vila do Conde, com um tripulante a bordo, de 66 anos de idade, tendo o Comando-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde tomado conta da ocorrência.
O único tripulante a bordo, de nacionalidade sueca, saiu pelos próprios meios da embarcação, apresentando ferimentos ligeiros, tendo sido transportado para o hospital pelos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, após tomadas as medidas preventivas e de segurança relativas à Covid-19. Durante a manhã de hoje, o homem recebeu alta hospitalar.
O Capitão do Porto da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde irá avaliar com o proprietário o melhor método de remoção da embarcação, estando também a ser prestado apoio nos contactos com a família, com a embaixada e com a seguradora”, tornou público a Autoridade Marítima Nacional na sua página da internet.
A Autoridade Marítima está agora a investigar os motivos do incidente e vai acompanhar a retirada da embarcação – uma responsabilidade do velejador e da respetiva seguradora -, não se prevendo que isso aconteça ainda hoje.
A imagem de um veleiro encalhado na praia levou dezenas de pessoas, movidas pela curiosidade, à marginal de Caxinas, em Vila do Conde, mas as autoridades reforçaram os meios para dispersar a multidão.