Última hora

Sobem para 102 os casos de Covid-19 no centro de apoio e reabilitação à deficiência de Vila do Conde

14 Abril 2020
Sobem para 102 os casos de Covid-19 no centro de apoio e reabilitação à deficiência de Vila do Conde
Local
0

Cento e dois utentes e colaboradores do Centro de Apoio e Reabilitação de Pessoas com Deficiência, da Santa Casa da Misericórdia, na freguesia de Touguinha, em Vila do Conde, testaram positivo à Covid-19, revelou um responsável da instituição, num balanço final aos exames realizados.
“Testámos um total de 143 pessoas, entre utentes e funcionários, e 102 deram positivo. Dos 97 utentes que temos em regime de permanência, nove não estão contagiados. Hoje, soubemos os resultados dos 27 testes finais, a colaboradores de cozinha, limpeza e lavandaria, que não lidavam diretamente com os utentes, e apenas um deu positivo”, disse Rui Maia, mesário da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.
O responsável garantiu que “não existe nenhum caso grave”, e que apenas dois utentes estão a receber, por precaução, oxigénio, vincando que os “planos de contingência que foram atempadamente preparados estão a funcionar”.
“Todos os colaboradores, desde o pessoal médico, auxiliares e diretores, estão a fazer um esforço enorme para lidar com a situação e dar o maior cuidado e carinho aos nossos utentes. Ninguém se recusou a vir trabalhar e estamos muito felizes por serem inexcedíveis na sua dedicação”, assegurou Rui Maia.
O mesário enalteceu, ainda, “o apoio e compreensão das famílias dos utentes perante a situação”, e informou que os utentes que frequentavam o Centro Ocupacional, já encerrado há algumas semanas, “têm sido regularmente monitorizados, não havendo registo de contágios”.
Nestes últimos dias, foi promovida uma desinfeção geral da instituição, reforçada a equipa médica, e estabelecidas áreas distintas de circulação de profissionais e de utentes, além de criadas zonas para descontaminação de profissionais de forma a garantir a segurança e saúde de todos.
Já foi feita, também, a rotação das equipas de trabalho, regressando os colaboradores que estiveram 15 dias em casa para substituir os 49 que estavam ao serviço, e que pernoitavam na instituição.
O centro disponibilizou quartos numa unidade hoteleira de Vila do Conde, para os funcionários que quiserem, por precaução, estarem afastados das suas famílias, terem um local para dormir.