Última hora

Os números da DGS dizem uma coisa para Vila do Conde mas a verdade é que a realidade é outra

12 Abril 2020
Os números da DGS dizem uma coisa para Vila do Conde mas a verdade é que a realidade é outra
Local
0

A Direção-Geral da Saúde (DGS) não divulgava dados da infeção por Covid-19 município a município, mas de há uns tempos a esta parte tem-no feito e, até, alterado o método ou a forma de apresentação dos mesmos.
No relatório de 12 de abril sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 86 casos confirmados de infeção em Vila do Conde. Mas, na verdade, só o Centro de Apoio e Reabilitação de Pessoas com Deficiência (CARPD), da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde veio dizer que tem 100 pessoas infetadas com Covid-19.
Os dados foram confirmados por Rui Maia, responsável do Centro de Apoio e Reabilitação de Pessoas com Deficiência (CARPD) da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde: são 83 utentes e 17 funcionários.
“Concluímos os testes a todos os funcionários ontem à noite, recebemos os últimos resultados ontem à noite, faltava testar os funcionários que dão apoio não directo aos utentes, desses 30 funcionários, 29 deram negativos. Portanto, só um deu positivo. Dos 97 utentes que o centro tem, três estavam em casa com a família, portanto não tiveram nada, dos outros 94, 83 estavam infectados. Dos funcionários que já tinham testado, temos mais 16 positivos, que eram os cuidadores direitos dos utentes”, salientou Rui Maia.
Segunda a Direcção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista até este domingo um total de 16.585 casos confirmados de Covid-19 – um aumento de 3,7% face ao dia anterior – e um total de 504 mortes, mais 34 do que no sábado. Este domingo aumentaram também o número de casos recuperados: são agora 277 os doentes que já recuperaram do novo coronavírus, mais 11 do que em relação ao dia anterior – para uma pessoa ser considerada “curada” são precisos dois testes negativos. Atualmente estão internadas 1177 pessoas (mais dois casos do que sábado) e, destes, 228 estão nos cuidados intensivos – menos cinco pessoas do que em relação ao dia anterior. O Norte do país continua a ser a região com mais casos: são 9.747 casos de infecção e 280 mortes. Segue-se a região de Lisboa e Vale do Tejo, com 3.841 casos registados e 91 mortes. O Centro regista até este domingo 2.426 casos confirmados e 120 mortes. Em termos de concelhos, é o de Lisboa o que mais casos de infecção tem: são 890, seguindo-se o concelho do Porto com 885. Em Portugal, o número de doentes infectados com Covid-19 é superior nas mulheres: no total, 9.682 dos doentes infectados são do sexo feminino, 6.903 são do sexo masculino.