Última hora

GNR e PSP detêm 83 pessoas durante o terceiro período do Estado de Emergência em Portugal

27 Abril 2020
GNR e PSP detêm 83 pessoas durante o terceiro período do Estado de Emergência em Portugal
País
0

A PSP e GNR detiveram até este domingo 83 pessoas pelo crime de desobediência e encerraram 187 estabelecimentos comerciais desde o início do terceiro período do Estado de Emergência, a 18 de abril, indicou o Ministério da Administração Interna.
Desde que foi decretado o Estado de Emergência, a 19 de março, devido à pandemia de Covid-19, as forças de segurança detiveram um total de 375 pessoas e encerraram 2.327 estabelecimentos comerciais por incumprimento das normas.
Em comunicado, o Ministério da Administração Interna refere que, entre as 00:00 de 18 de abril e as 17:00 deste domingo, foram detidas 83 pessoas pelo crime de desobediência, 29 das quais por desobediência à obrigação de confinamento obrigatório, 39 por desobediência ao dever geral de recolhimento domiciliário, cinco por desobediência ao encerramento de instalações e estabelecimentos e uma por desobediência às regras de funcionamento do comércio a retalho.
O Ministério da Administração Interna acrescenta que foram também feitas três detenções por desobediência às regras de funcionamento na prestação de serviços e seis por resistência e coação.
O Ministério da Administração Interna sublinha que a estes números, agora divulgados, juntam-se as 108 detenções por crime de desobediência e o encerramento de 1.708 estabelecimentos comerciais durante o primeiro período do Estado de Emergência, de 19 de março a 02 de abril, e as 184 detenções e os 432 estabelecimentos encerrados no segundo período, que decorreu entre 3 e 17 de abril.
Durante o terceiro período do Estado de Emergência, a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) continuam a desenvolver uma “intensa atividade de sensibilização, vigilância e fiscalização junto da população”.
O Ministério da Administração Interna insiste ainda no cumprimento rigoroso das medidas impostas pelo Estado de Emergência, “perante a imperiosa necessidade de todos contribuírem para conter o contágio da Covid-19”.