Última hora

CDU de Vila do Conde defende “o regresso da gestão da água e da limpeza às mãos da Câmara”

29 Abril 2020
CDU de Vila do Conde defende “o regresso da gestão da água e da limpeza às mãos da Câmara”
Política
0

A CDU de Vila do Conde considera que contrato do serviço de água e saneamento com privados tem sido prejudicial para os vilacondenses, incluindo nesta altura de pandemia, em que as pessoas estão confinadas em casa e onde acabam por consumir mais.
“Relativamente ao serviço de água e saneamento a CDU considera lamentável que em consequência do erro histórico da entrega deste serviço a privados – que contou com o voto favorável de Elisa Ferraz (enquanto vereadora) mas também do PS, PSD e CDS, excepto a CDU, que votou contra, não seja possível na presente situação de crise minimizar junto dos vilacondenses (famílias e empresas) esse custo”, tornou público, em comunicado enviado aos Órgãos de Comunicação Social, a CDU de Vila do Conde.
“Mais, é mesmo reprovável que, em entrevista recente, a Presidente da Câmara tenha tranquilizado (mais uma vez) a administração da Indaqua que defende os seus accionistas na procura do maior lucro, referindo que nada faria, intervindo junto da empresa, relativamente a esta questão. Tem sido sistemática a conivência dos executivos municipais de Vila do Conde com a Indaqua como aliás se verificou novamente este ano com a assinatura de um 3.º aditamento ao contrato apesar do parecer desfavorável da Entidade Reguladora – ERSAR. Consideramos que nesse momento foi perdida mais uma oportunidade para melhor defender o interesse dos vilcondenses nesta matéria. Reiteramos que tem sido provado ao longo dos anos que este contrato tem sido prejudicial para os interesses dos vilacondenses pelo que devemos usar todos os mecanismos para reverter esta concessão e devolver à Câmara Municipal a capacidade e os instrumentos necessários para decidir conforme as necessidades da população”, pode ler-se, ainda, no comunicado da CDU.
“Pelo facto de a gestão do serviço de abastecimento de água e saneamento estarem nas mãos de interesses privados verifica-se que, por um lado, se torne mais difícil a aplicação de medidas de apoio a muitas famílias e, por outro, que seja a Câmara a financiar essas medidas, tudo para manter intocáveis os lucros das empresas privadas. Foi exemplo deste tipo de procedimento uma das medidas contempladas no 3.º aditamento imposto este ano por este executivo municipal – as ligações de água aos consumidores finais. Para ser possível a isenção das ligações de água nas casas dos vilacondenses este executivo abdicou de parte da renda a liquidar pela Indaqua pela utilização da rede mantendo assim intocável o lucro da Indaqua”, diz o comunicado da CDU.
“Numa altura em que muitas famílias se vêem obrigadas a maiores consumos, seja por estarem em casa devido a razões profissionais, desemprego ou ‘lay-off’, seja por aumento de cuidados com higiene, e tendo em conta que as tarifas praticadas em Vila do Conde por parte da Indaqua são das mais caras do país tornarão as faturas em muitos casos incomportáveis, é lamentável a insensibilidade social deste executivo”, manifesta a CDU em comunicado.
“A CDU continua a defender o regresso da gestão da água e da limpeza às mãos da Câmara, de onde nunca devia ter saído”, diz a Coligação Democrática Unitária, entre o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista Os Verdes (PEV).