Última hora

Vila Nova de Famalicão arranca com via ciclável e pedonal intraurbana ligada à Póvoa de Varzim

3 Março 2020
Vila Nova de Famalicão arranca com via ciclável e pedonal intraurbana ligada à Póvoa de Varzim
Local
0

A Câmara de Vila Nova de Famalicão vai arrancar com a rede de ciclovias urbanas, que irá ligar a estação ferroviária às escolas e parques da cidade, num investimento de 2,3 milhões de euros, anunciou a autarquia.
Em comunicado, a Câmara de Famalicão explica que a obra, financiada em 1,4 milhões de euros por fundos europeus, já está para adjudicação na sua primeira fase, devendo arrancar no mês de julho.
O prazo de execução é de um ano, sendo que a intervenção vai incidir em vários eixos, um dos quais “a ligação entre a via ciclopedonal Famalicão-Póvoa e o centro da cidade, isto é, desde a Rua Daniel Rodrigues até à Avenida 25 de Abril”.
A autarquia assinala também que “será criada uma via ciclável com ligação entre a Estação de Caminhos de Ferro passando pelo Parque 1.º de Maio e Avenida do Brasil até ao Parque da Devesa”.
“Está ainda previsto um itinerário que irá servir a zona das escolas desde o Parque 1.º de Maio até à Avenida de França”, acrescenta.
Segundo o comunicado, inserida nesta rede ciclável está igualmente “a via ciclopedonal que está em construção no antigo ramal ferroviário que ligava a cidade de Famalicão à Póvoa de Varzim”, tendo o percurso início na Rua Daniel Rodrigues, nas imediações da Estação Ferroviária de Famalicão, seguindo até à freguesia de Gondifelos no limite do concelho, continuando depois no concelho da Póvoa de Varzim.
“Esta é a primeira fase de uma intervenção que pretendemos que seja mais abrangente e que venha a ligar vários pontos da cidade”, salienta no texto o presidente da câmara, Paulo Cunha, do PSD/CDS-PP.
“O objetivo é darmos sequência a uma intenção que já é pública, melhorando a mobilidade no concelho e criando condições para que os modos de transporte suaves sejam utilizados cada vez mais. Sabemos o quanto a bicicleta está a ser mundialmente introduzida nos hábitos diários, não só do ponto de vista desportivo, mas particularmente como meio de transporte”, adianta Paulo Cunha.
Em relação aos itinerários, Paulo Cunha assinalou a “prioridade dada à ligação entre a obra que está em curso, a via ciclopedonal até à Póvoa de Varzim e o centro da cidade, assim como as ligações entre a estação de comboios, a zona escolar e o Parque da Devesa, ligando vários elementos essenciais da nossa cidade”.
Esta é uma obra inserida na operação no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Famalicão, cofinanciado pelo Norte 2020, através do Fundo Regional de Desenvolvimento Regional.