Última hora

Vila do Conde e Póvoa de Varzim encerram temporariamente albergues de peregrinos

12 Março 2020
Vila do Conde e Póvoa de Varzim encerram temporariamente albergues de peregrinos
Local
0

Os albergues das cidades da Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, que habitualmente dão apoio aos peregrinos que percorrem os Caminhos de Santiago, decidiram encerrar, temporariamente, as suas instalações.
A medida, que visa evitar a propagação de coronavírus, estará em vigor, em Vila do Conde, até 25 de março, sendo que na cidade vizinha da Póvoa de Varzim será feita, ainda, uma avaliação do período de encerramento.
O Albergue de Santa Clara, gerido pela Câmara Municipal de Vila do Conde, explicou, em comunicado, que a medida foi tomada porque as instalações “recebem diariamente um conjunto muito significativo de peregrinos de várias nacionalidades, muitos dos quais procedentes de países com uma elevada taxa de incidência de Covid-19”.
“No Albergue de Santa Clara há um convívio próximo entre os peregrinos, por via dos quartos serem camaratas e as casas de banho serem partilhadas, situação de aumenta o risco de contaminação e disseminação da doença”, pode ler-se no mesmo texto.
O município vilacondense antevê que esta decisão “causará transtorno aos peregrinos que vão procurar o albergue para pernoita”, mas lembra que a “decisão tem por base o interesse e a salvaguarda da saúde e bem-estar comum”.
Na Póvoa de Varzim, no Albergue S. José de Ribamar, no centro da cidade, gerido pela paróquia local, a medida foi igualmente tomada, sendo que o período pelo qual as instalações serão encerradas ainda está em avaliação.
“Não faria sentido na cidade vizinha de Vila do Conde o albergue encerrar e nós continuarmos a funcionar. O que iria acontecer era uma transferência dos peregrinos. Compreendendo o inconveniente que causa, mas é uma medida que tem ser tomada para a salvaguarda da saúde de todos”, disse Nuno Rocha, responsável pela paróquia de S. José de Ribamar, na Póvoa de Varzim.