Última hora

Site da DGS permite fazer teste de auto diagnóstico ao coronavírus em apenas 1 minuto

24 Março 2020
Site da DGS permite fazer teste de auto diagnóstico ao coronavírus em apenas 1 minuto
Tecnologia
0

Os números não deixam qualquer tipo de dúvida. Temos de nos proteger da COVID-19, ficando em casa, esperando que tal momento duro da humanidade passe o mais rápido possível.
Se tiver algum tipo de sintomas, as ordens são para ficar em casa e ligar para a Saúde 24 (número 808 24 24 24), mas antes de o fazer pode sempre realizar um auto diagnóstico.
Os sintomas associados à COVID-19 são já bem conhecidos. Febres altas, tosse seca e dificuldade respiratória (ex: falta de ar). Também pode surgir dor de garganta, corrimento nasal, dores de cabeça e/ou musculares e cansaço.
Em casos mais graves, pode levar a pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) disponibilizou um ‘site’ onde todos que desearem podem fazer um teste de diagnóstico da COVID-19.
O Avaliador de Sintomas é uma funcionalidade que permite ao cidadão avaliar os seus sintomas e obter informações e conselhos adequados ao seu problema de saúde não emergente. Através do site da Direção-Geral da Saúde (DGS) está agora disponível um avaliador de sintomas relacionado com a COVID-19.
O utilizador apenas tem de introduzir alguma informação e o avaliador de sintomas faz o resto.
De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Portugal regista um total de 2.362 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus (Covid-19), a grande maioria está a recuperar em casa e 203 estão internadas, 48 das quais em Unidades de Cuidados Intensivos.
A região Norte continua a registar o maior número de infeções, totalizando 1.130, seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo (852), da região Centro (293), do Algarve (46) e do Alentejo (seis casos).
Há 12 casos na Madeira e 12 nos Açores. O boletim dá ainda conta de 11 casos de estrangeiros.
Desde 1 de janeiro foram registados 15.474 casos suspeitos, dos quais 1.783 aguardam resultado laboratorial. Houve ainda 11.329 casos em que os testes não confirmaram a infeção e 22 doentes que já recuperaram (11 em Lisboa e Vale do Tejo, oito na região Centro e três na região Norte) e 33 óbitos.