Última hora

Sessenta e nove detidos em Portugal por crime de desobediência ao Estado de Emergência

30 Março 2020
Sessenta e nove detidos em Portugal por crime de desobediência ao Estado de Emergência
País
0

As forças de segurança detiveram 69 pessoas por crime de desobediência desde o início o Estado de Emergência, em 22 de março, decretado devido à doença Covid-19, informou o Ministério da Administração Interna (MAI).
No mesmo período, segundo um balanço divulgado em comunicado e com dados até às 18:00 horas do passado domingo, foram encerrados 1.509 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas.
Em relação ao balanço de sexta feira foram hoje detidas mais cinco pessoas e mandados encerrar mais 60 estabelecimentos.
Os dados hoje divulgados, nota o comunicado do Ministério da Administração Interna (MAI), não contemplam as operações de fiscalização rodoviária, ou outras, realizadas ao longo do dia de domingo.
As detenções deveram-se designadamente a obrigação de confinamento obrigatório e a “outras situações de desobediência ou resistência”.
O Governo recorda que as forças de segurança intensificaram, a partir de domingo, a fiscalização rodoviária, durante o fim de semana e ao longo do período da Páscoa. E lembra também que apenas são autorizados a deslocar-se os cidadãos que o façam ao abrigo das exceções previstas no dever geral de recolhimento.
A GNR e a PSP, no âmbito do Estado de Emergência, têm feito ações de sensibilização, vigilância e fiscalização.
O Ministério da Administração Interna (MAI), “perante a imperiosa necessidade de todos contribuírem para conter o contágio da Covid-19, insiste no cumprimento rigoroso das medidas impostas pelo Estado de Emergência”, diz-se no comunicado, no qual se apela para que as pessoas apenas saiam de casa para o estritamente necessário.
Portugal tem 6408 casos confirmados e 140 mortes provocados por Covid-19. Até esta segunda feira foram registadas 140 mortes – mais 21 do que no domingo – e 6408 casos de infecção pelo novo coronavírus em Portugal (são mais 446 do que no dia anterior, o que corresponde a um aumento de 7,5% face a domingo), segundo os dados revelados pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) no boletim epidemiológico, atualizado diariamente. A taxa de letalidade total da doença está agora nos 2% e na faixa etária acima dos 70 anos é de 8,1%.
Portugal encontra-se em Estado de Emergência desde as 00:00 de quinta feira, 19 de março, até às 23:59 de 2 de abril.