Última hora

Rio Ave suspende atividades das equipas de formação para prevenção de coronavírus

12 Março 2020
Rio Ave suspende atividades das equipas de formação para prevenção de coronavírus
Desporto
0

O Rio Ave, clube que milita na I Liga Portuguesa de Futebol, anunciou que vai suspender, até 15 de março, toda atividade desportiva dos seus atletas de formação de futebol e futsal.
Num comunicado publicado no site do clube, o emblema vilacondense clarifica que medida se insere nos “recentes acontecimentos referentes à situação epidemiológica do Covid-19, que levaram a AF Porto e a Federação Portuguesa de Futebol a interromper toda a atividade desportiva para as competições não profissionais seniores de formação”.
O Rio Ave informou que no dia 15 de março (domingo) será feita uma reavaliação da situação tendo em vista uma nova decisão e apelou “à responsabilidade e consciência social de todos”.
“Aos atletas, apelamos que se resguardem e mantenham uma postura e comportamentos cuidados, evitando sempre a exposição a situações de risco e seguindo de forma intransigente as indicações veiculadas pelas autoridades médicas e sanitárias. Tenham um comportamento responsável e que possam contribuir positivamente para a contenção e prevenção”, pode ler-se no mesmo texto.
Fonte do clube vilacondense confirmou, ainda, que as atividades das equipas de futebol profissional, sub-23 e de futsal sénior, vão desenrolar-se, mas com medidas preventivas redobradas, tendo o departamento médico do clube instruído jogadores, técnicos, funcionários e colaboradores de comportamentos de prevenção que deverão seguir, e implementado procedimentos em caso de contágio.
O jogador Lucas Piazon, à margem de visita à escola de Vairão, no concelho de Vila do Conde, confessou que “será estranho fazer um jogo sem público nas bancadas”, no duelo de sexta feira, frente ao Paços de Ferreira, na abertura da jornada 25 da I Liga Portuguesa de Futebol.
“Será uma sensação estranha. Costumamos fazer amigáveis à porta fechada, mas um jogo oficial sem público é diferente. Ainda assim, não muda a forma de abordarmos a partida. Sabemos que o Paços de Ferreira precisa de pontuar, e que tem subido na tabela, mas queremos vencer”, disse o jogador.
A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.200 mortos.
Cerca de 117 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.
Portugal regista 78 casos confirmados de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Direção-Geral da Saúde (DGS) comunicou também que em Portugal se atingiu um total de 637 casos suspeitos desde o início da epidemia, 83 dos quais ainda a aguardar resultados laboratoriais.
Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), há ainda 667 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.