Última hora

Queima do Judas cancelada este ano nas ruas de Vila do Conde mas confirmada em palco virtual

26 Março 2020
Queima do Judas cancelada este ano nas ruas de Vila do Conde mas confirmada em palco virtual
Cultura
0

A organização da Queima do Judas de Vila do Conde emitiu um comunicado informando que “devido às contingências impostas pelo Estado de Emergência Nacional”, acabam de “cancelar o espetáculo comunitário Queima do Judas 2020, em Vila do Conde”.
Esta Queima do Judas de Vila do Conde deveria ser o 15.º espetáculo consecutivo, este ano dedicado a uma retrospetiva de todas as edições e à homenagem aos que o tornaram possível ao longo dos anos.
“Devido às contingências impostas pelo estado de emergência nacional, vemo-nos obrigados a cancelar o espetáculo comunitário Queima do Judas”, diz, em comunicado a organização da Associação Cultural Nuvem Voadora, liderada por Pedro Correia.
“Num momento onde a resiliência individual e colectiva será fundamental para enfrentar os próximos tempos, e acreditando na importância da Comunidade e do fortalecimento dos laços que a unem, não queremos deixar de nos libertar de todos “os males” e celebrar a chegada da Primavera”, sublinha o mesmo comunicado da Associação Cultural Nuvem Voadora.
Agora, por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o teatro de rua, que reúne, todos os anos cerca de 150 artistas em palco, dos 6 aos 80 anos, foi cancelado. Para manter a tradição, vai apenas haver a leitura do testamento, que vai ser feita através da página de Facebook da Queima do Judas de Vila do Conde, no sábado, dia 11 de abril, à meia-noite.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o novo coronavírus como um “inimigo da Humanidade”, detetado inicialmente na cidade de Wuhan, na República Popular da China, em dezembro de 2019.
O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou o Estado de Emergência na passada quarta feira – aprovado pelo parlamento, depois de parecer favorável do executivo – que prevê a possibilidade de confinamento obrigatório compulsivo dos cidadãos em casa e restrições à circulação na via pública, a não ser que seja justificada.
Portugal encontra-se em Estado de Emergência desde as 00:00 de quinta feira, 19 de março, até às 23:59 de 2 de abril.
Em Estado de Emergência, siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS). Seja um Agente de Saúde Pública. Proteja-se a si. E aos outros. Fique em casa. Por si. Pelos seus. Por todos. Por Portugal.