Última hora

Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e vereador da educação infetados com coronavírus

22 Março 2020
Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e vereador da educação infetados com coronavírus
País
0

A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o seu vereador da Educação estão infetados com o coronavírus (Covid-19), revelou fonte oficial do gabinete de comunicação da autarquia.
A mesma fonte acrescentou que a autarca socialista está “assintomática e em isolamento” e que o vereador da Educação e da Qualificação Ambiental, António Correia Pinto, está “internado e estável”.
A responsável do gabinete de comunicação, Ana Caridade, disse não haver casos de funcionários da câmara infetados com o novo coronavírus, admitindo que “um conjunto de pessoas” que mantiveram contacto com a autarca e o vereador “vão agora ficar em quarentena, seguindo as orientações das autoridades de saúde”.
A mesma fonte relata que no dia 13 o vereador António Correia Pinto “começou a manifestar sintomas de síndrome gripal, tendo ficado em quarentena”.
“O agravamento dos sintomas levou-o a fazer o teste de coronavírus, tendo o resultado positivo sido conhecido na quinta feira”.
“Desde esse momento, a Autoridade de Saúde de Matosinhos desencadeou o conjunto de diligências previstas nas orientações da Direção Geral da Saúde, tendo contactado diretamente todas as pessoas que tinham lidado com o vereador no período considerado de risco”, acrescenta.
De acordo com a autarquia, “foram cumpridas todas as regras de segurança aplicadas a esta situação e decretados os períodos de quarentena entendidos por necessários”.
A presidente Luísa Salgueiro “foi uma das pessoas sinalizadas, ficou em quarentena e testou positivo para Covid-19” na sexta feira.
A autarca está “assintomática e, apesar de estar a cumprir o isolamento imposto pelas autoridades de saúde, continuará à frente do município e a acompanhar e orientar todas as ações que estão a ser levadas a cabo pela autarquia, no sentido de minimizar o impacto desta crise na vida dos matosinhenses”, acrescenta o comunicado.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decretou o estado de emergência na passada quarta feira – aprovado pelo parlamento, depois de parecer favorável do executivo – que prevê a possibilidade de confinamento obrigatório compulsivo dos cidadãos em casa e restrições à circulação na via pública, a não ser que seja justificada.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou o novo coronavírus como um “inimigo da Humanidade”, detetado inicialmente na cidade de Wuhan, na República Popular da China, em dezembro de 2019.